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A ADAPTAÇÃO DE INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS E O PROCEDIMENTO AVALIATIVO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA


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A ADAPTAÇÃO DE INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS E O PROCEDIMENTO AVALIATIVO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

THE ADAPTATION OF TECHNOLOGICAL INSTRUMENTS AND THE EVALUATION PROCEDURE IN INCLUSIVE


MELO, Cícero Ridalro Gonçalo de

Graduado em Pedagogia pela URCA (Universidade Regional do Cariri). Graduado em Matemática pela URCA (Universidade Regional do Cariri) Pós-Graduado em Matemática pela EDUCON (Tecnologia em Educação Continuada) Mestrando em Ciências da Educação pela UTIC (Universidad Tecnológica Intercontinental)

MELO, Djane Gomes Gonçalo de

Graduada em Pedagogia pela IJES (Instituto Juazeiro de Educação Superior)

MELO, Bruna Freitas Ricarte de

Graduada em Pedagogia pela Faculdade KURIOS. Pós-Graduada em Psicopedagogia clínica e institucional pela UNIJUAZEIRO

GONÇALO, Francisco Renan Barbosa

Graduado em Letras pela URCA (Universidade Regional do Cariri). Pós-Graduado em Psicopedagogia pela Faculdade FUTURA


RESUMO: O presente estudo tem como tema “a adaptação de instrumentos tecnológicos e o procedimento avaliativo na educação inclusiva”, tendo em vista inúmeras inquietações a respeito do verbo infinitivo avaliar. O objetivo deste artigo é reconhecer e aplicar diferentes metodologias que incremente políticas de inclusão para que possibilite a aprendizagem do estudante com autismo na escola regular de ensino. Considera-se que na avaliação é fundamental reconhecer a dessemelhança das habilidades de cada alunos, utilizando nesse procedimento abordagens inclusivas com investidas adaptativas para garantir uma aprendizagem justa e significativa. Os fundamentos da abordagem têm caráter qualitativa, onde os principais procedimentos utilizados foram coleta de dados, entrevistas, relatórios e observações, na abordagem do acompanhamento e evolução envolvendo a estudante de 1º ano do ensino médio: Maria Isadora Gonçalo de Melo, acompanhada da professora do AEE (Atendimento Educacional Especializado) Bruna Freitas Ricarte de Melo titular do colégio estadual Plácido Aderaldo Castelo no município de Caririaçu estado do Ceará. Acrescenta-se também os valiosos depoimentos da segunda entrevistada: A cuidadora Regina Felix Roque Valentim. Os resultados apurados mostraram que o estudante com TEA (Transtorno do Espectro Autista), apresentam dificuldades e vagarosidade na aprendizagem, no caso específico da aluna em estudo, apresenta também baixa visão, onde aumenta os desafios. Todavia, é importante confiar nos recursos didáticos e compreender que a metodologia de ensino é vasta e flexível, aumentando assim a qualidade no ensino. Outros recursos tecnológicos que merecem destaque: TA (Tecnologia Assistiva), as TICs (Tecnologia de Informação e Comunicação), Plataforma 123 autismo dentre outras, que sem dúvida proporciona qualidade no ensino, autonomia e independência no desenvolvimento do educando.

Palavras-chave: Avaliação inclusiva, metodologia tecnológica, avaliativa.


ABSTRACT: The present study has as its theme “the adaptation of technological instruments and evaluative procedure in inclusive education”, in view of numerous concerns about the infinitive verb evaluate.The objective of this article is to recognize and apply different methodologies that increase inclusion policies to enable the learning of students with autism in regular schools. It is considered that in the evaluation it is fundamental to recognize the dissimilarity of the abilities of each student, using in this procedure inclusive approaches with adaptive investments to ensure a fair and meaningful learning. The fundamentals of the approach have a qualitative character, where the main procedures used were data collection, interviews, reports and observations, in the approach of monitoring and evolution involving the student of 1st year of high school: Maria Isadora Gonçalo de Melo, accompanied by the teacher of the AEE (Specialized Educational Service) Bruna Freitas Ricarte de Melo holder of the state school Plácido Aderaldo Castelo in the municipality of Caririaçu state of Ceará. . The results showed that the student with ASD (Autism Spectrum Disorder), present difficulties and slowness in learning, in the specific case of the student under study, also has low vision, where the challenges increase. However, it is important to rely on didactic resources and understand that the teaching methodology is vast and flexible, thus increasing the quality of teaching. Other technological resources that deserve to be highlighted: AT (Assistive Technology), ICTs (Information and Communication Technology), Platform 123 autism among others, which undoubtedly provides quality in teaching, autonomy and independence in development within the limitations of the learner.

Keywords: Inclusive evaluation, technological methodology, evaluative.


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