top of page

A ARTICULAÇÃO DA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NAS DISCIPLINAS ELETIVAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PEDAGÓGICA


Certificado_Revista_Cientifica_RCMOSraphael790
.pdf
Download PDF • 635KB
Artigo_RCMOS_Revista_Cientificaraphael790
.pdf
Download PDF • 362KB

Ano III, v.3, ed. 2, set./ dez. 2023. DOI: 10.51473/ed.al.v3i2.790 | submissão: 26/11/2023 | aceito: 28/11/2023 | publicação: 30/11/2023


A ARTICULAÇÃO DA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NAS DISCIPLINAS ELETIVAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PEDAGÓGICAS


Raphael Fagundes

Mestrando em Ciências da Educação – Veni Creator Christian University


Resumo


O presente artigo aborda o tema interdisciplinaridade como um fator contemporâneo predominante na pedagogia das disciplinas optativas em escolas de tempo integral. Cabe destacar as diferenças entre interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade e como os componentes curriculares conversam entre si. Neste artigo, é apresentado um estudo epistemológico com base na construção do conhecimento do educador e do educando protagonista, com reforço importante no processo de ensino-aprendizagem e suas articulações. Ainda, é exibida as teses e experiências de dois professores ativos na rede pública estadual com duas formações distintas, as quais já foram usadas interdisciplinarmente em disciplina eletiva. Em seguida, são analisados os resultados, assim como a aderência dos estudantes.

Palavras-chave: Optativas. Ensino-aprendizagem. Protagonismo. Multidisciplinaridade.


Abstract

This article addresses the topic of interdisciplinarity as a predominant contemporary factor in the pedagogy of elective courses in full-time schools. It is worth highlighting the differences between interdisciplinarity, multidisciplinarity and transdisciplinarity and how the curricular components talk to each other. In this article, an epistemological study is presented based on the construction of knowledge of the educator and the student protagonist, with important reinforcement in the teaching-learning process and its articulations. Furthermore, the theses and experiences of two teachers active in the state public network with two different trainings are displayed, which have already been used interdisciplinary in elective courses. Then, the results are analyzed, as well as student adherence.

Keywords: Optional. Teaching-learning. Protagonism. Multidisciplinary.


Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page