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A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O NOVO PERÍODO DE ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?



Ano III, v.3, ed. 1, jan./ jul. 2023. DOI: 10.51473/ed.al.v3i1.532| submissão: 14/08/2023 | aceito: 16/08/2023 | publicação: 23/08/2023


A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O NOVO PERÍODO DE ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?

THE NATIONAL COMMON CURRICULAR BASE AND THE NEW PERIOD OF LITERACY: WHAT DO TEACHERS SAY?


Wagson Chalo Moçambite

Eliuvomar Cruz da Silva

Laury Vander Leandro de Souza

Adry Gabrielle Duarte de Almeida

Cristiane Antônia Duarte


RESUMO

Este estudo objetivou analisar e entender as mudanças ocorridas no período de alfabetização das crianças matriculadas no tempo certo a partir da Base Nacional Comum Curricular. Também procurou pontuar o tempo estipulado para alfabetizar os alunos na escola pública antes da base. E verifi cou qual é a opinião dos professores alfabetizadores no que concerne ao assunto em estudo sobre o novo período para alfabetizar descrito na Base Nacional Comum Curricular, utilizando como critério de elegibilidade professores que atuam na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental.

Palavras-chave: Alfabetização. Base Nacional Comum Curricular. Professores.


RESUMEN

Este estudio tuvo como objetivo analizar y comprender los cambios ocurridos en el período de alfabetización de los niños matriculados en el momento adecuado a partir de la Base Curricular Común Nacional. También se buscó puntuar el tiempo estipulado para alfabetizar a los alumnos de la escuela pública antes de la base. Y verifi có cuál es la opinión de los alfabetizadores del tema en estudio sobre el nuevo período de alfabetización descrito en la Base Curricular Común Nacional, utilizando como criterio de elegibilidad a los docentes que laboran en la educación inicial y los grados iniciales de la enseñanza básica. Palabras clave: Alfabetización. Base Curricular Nacional Común. Maestros


SUMMARY

This study aimed to analyze and understand the changes that occurred in the literacy period of children enrolled at the right time based on the National Common Curricular Base. It also sought to punctuate the stipulated time to alphabetize students in the public school before the base. And it verifi ed what is the opinion of literacy teachers regarding the subject under study about the new period for literacy described in the National Common Curricular Base, using teachers who work in early childhood education and the initial grades of elementary school as an eligibility criterion.

Keywords: Literacy. Common National Curriculum Base. Teachers.

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