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A educação plurilíngue: uma análise das diretrizes curriculares nacionais para a oferta de educação



A educação plurilíngue: uma análise das diretrizes curriculares nacionais para a oferta de educação plurilíngue - parecer CNE/CEB Nº: 2/2020

Plurilingual education: national curricular guidelines for multilingual education - statement CNE/CEB N°: 2/2020


Rafael Pereira dos Santos

Rosângela Alves de Araújo


Submetido em:30/08/2022

Aprovado em: 30/08/2022

Publicado em: 31/08/2022

DOI: 10.51473/rcmos.v2i2.349


RESUMO

O presente artigo tem por objetivo analisar e descrever a oferta da educação plurilíngue no Brasil de acordo com o que está preconizado nas diretrizes curriculares nacionais - PARECER CNE/CEB Nº: 2/2020. Tal diretriz curricular nos apresenta a educação plurilíngue dentro da diversidade em que a mesma ocorre, educação indígena, educação de surdos, regiões fronteiriças e o ensino de línguas tendo neste artigo sua relevância discutida junto a conceitos de uma educação para a competência global. Para tanto utilizou-se de uma metodologia descritiva e exploratória com caráter de análise documental. Ao fi m deste artigo considerou-se que este parecer se faz necessário em um país de uma diversidade cultural e linguística histórica como o Brasil, apresenta-se como uma política pública com uma orientação mais ao ensino privado do que público revelando as profundas diferenças sociais nesta modalidade de ensino e a necessidade real de formação dos estudantes brasileiros para uma competência global.

Palavras-chave: Parecer, Educação Plurilíngue, Competência Global.


ABSTRACT

This paper aims to analyze and describe plurilingual education in Brazil according to the recommendation of national curriculum guidelines - CNE/CEB Nº: 2/2020. This curriculum guideline presents plurilingual education within the diversity in which it occurs, indigenous education, deaf education, border languages, and language teaching at schools, having in this article its relevance discussed together with concepts of education for global competence. For this purpose, a descriptive and exploratory methodology was used within the analysis of a documentary nature. In the conclusion of this work, considered that this document is necessary for a country with cultural and linguistic diversity such as Brazil; it presents itself as a public policy with an orientation more toward private than public education, revealing deep social diff erences in this teaching modality and the real need to train Brazilian students for global competence.

Keywords: Statement, Plurilingual Education, Global Competence.

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