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A ESCOLA INDÍGENA NO DIREITO BRASILEIRO: PRINCÍPIOS REGENTES DA ESCOLA INDÍGENA


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A ESCOLA INDÍGENA NO DIREITO BRASILEIRO: PRINCÍPIOS REGENTES DA ESCOLA INDÍGENA

THE INDIGENOUS SCHOOL IN BRAZILIAN LAW: GOVERNING PRINCIPLES OF THE INDIGENOUS SCHOOL


Eliuvomar Cruz da Silva

Laury Vander Leandro de Souza

Samara Soares de Freitas

Vanuzia Silva de Assis Holanda

Isac Moreira Rodrigues

José Cruz Queiroz do Nascimento


RESUMO

Este artigo apresenta um recorte da Tese de Doutorado que investiga a EDUCAÇÃO SUPERIOR: A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES INDÍGENAS NO CURSO DE PEDAGOGIA – PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR), NO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DO IÇÁ – AMAZONAS. O estudo aborda sobre a inserção da escola no espaço indígena brasileiro onde a escola entre as comunidades indígenas adquire um novo significado, passando a ser contemplada como meio de garantir o acesso ao conhecimento geral sem ter que negar suas especificidades culturais e suas identidades étnicas. A proposta de uma escola indígena diferenciada representa uma grande novidade no sistema educacional do país e exige que órgãos e instituições responsáveis ​​definam novos mecanismos, conceitos e dinâmicas para que essas escolas sejam efetivamente beneficiadas e incorporadas com sua inclusão na rede oficial, e respeitadas em suas particularidades.

Palavras-chave: Princípios. Escola Indígena. Brasil


RESUMEN

Este artículo presenta un extracto de la Tesis Doctoral que investiga LA EDUCACIÓN SUPERIOR: LA FORMACIÓN DE DOCENTES INDÍGENAS EN EL CURSO DE PEDAGOGÍA – PROGRAMA NACIONAL DE FORMACIÓN DE DOCENTES DE EDUCACIÓN BÁSICA (PARFOR), EN EL MUNICIPIO DE SANTO ANTÔNIO DO IÇÁ – AMAZONAS. El estudio trata de la inserción de la escuela en el espacio indígena brasileño donde la escuela entre las comunidades indígenas adquiere un nuevo significado, pasando a ser contemplada como un medio para garantizar el acceso a los conocimientos generales sin tener que negar sus especificidades culturales y sus identidades étnicas. La propuesta de una escuela indígena diferenciada representa una gran novedad en el sistema educativo del país y requiere que los órganos e instituciones responsables definan nuevos mecanismos, conceptos y dinámicas para que estas escuelas sean efectivamente beneficiadas e incorporadas con su inclusión en la red oficial, y respetadas en sus particularidades.

Palabras clave: Principios. Escuela Indígena. Brasil

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SUMMARY


This article presents an excerpt from the Doctoral Thesis that investigates HIGHER EDUCATION: THE TRAINING OF INDIGENOUS TEACHERS IN THE PEDAGOGY COURSE – NATIONAL PROGRAM FOR TRAINING BASIC EDUCATION TEACHERS (PARFOR), IN THE MUNICIPALITY OF SANTO ANTÔNIO DO IÇÁ – AMAZONAS. The study deals with the insertion of the school in the Brazilian indigenous space where the school among indigenous communities acquires a new meaning, starting to be contemplated as a means of guaranteeing access to general knowledge without having to deny their cultural specificities and their ethnic identities. The proposal for a differentiated indigenous school represents a great novelty in the country’s educational system and requires that responsible bodies and institutions define new mechanisms, concepts and dynamics so that these schools are effectively benefited and incorporated with their inclusion in the official network, and respected in their particularities.

Keywords: Principles. Indigenous School. Brazil.


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