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Ano III, v.3, ed. 2, set./ dez. 2023. DOI: 10.51473/ed.al.v3i1.691| submissão: 27/08/2023 | aceito: 29/08/2023 |publicação: 01/09/2023


A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NO PARFOR NO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DO IÇÁ-AM: ASPECTOS TEÓRICOS E LEGAIS

THE TRAINING OF TEACHERS AT PARFOR IN THE MUNICIPALITY OF SANTO ANTÔNIO DO IÇA-AM: THEORETICAL AND LEGAL ASPECTS


Eliuvomar Cruz da Silva

Laury Vander Leandro de Souza

Eguerton Fernandes de Oliveira

Cristiane Antônia Duarte

Jennyfer de Souza Arancívia

Nelly Mary Oliveira de Souza


RESUMO

Este artigo apresenta um recorte da Tese de Doutorado que investiga a EDUCAÇÃO SUPERIOR: A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES INDÍGENAS NO CURSO DE PEDAGOGIA – PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR), NO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DO IÇÁ – AMAZONAS. O estudo aborda sobre os aspectos teóricos e legais da Formação dos Professores no PARFOR no Município de Santo Antônio do Içá-AM. Segundo a LDB, em seu artigo, a formação de profi ssionais da educação deve atender às especificidades do exercício de suas atividades e aos objetivos das diferentes fases e modalidades da educação básica, ou seja, da educação infantil ao ensino médio. Portanto, a formação deve ser sólida, baseada no conhecimento científico e social e nos alicerces das próprias competências, que mantenham a associação entre teorias e práticas, através de estágios supervisionados e estágios em serviço, proporcionando a utilização de formação e experiência prévia adquirida em instituições de ensino, bem como em outras atividades.

Palavras-chave: Formação. Professores. PARFOR.


RESUMEN

Este artículo presenta un extracto de la Tesis Doctoral que investiga LA EDUCACIÓN SUPERIOR: LA FORMACIÓN DE DOCENTES INDÍGENAS EN EL CURSO DE PEDAGOGÍA – PROGRAMA NACIONAL DE FORMACIÓN DE DOCENTES DE EDUCACIÓN BÁSICA (PARFOR), EN EL MUNICIPIO DE SANTO ANTÔNIO DO IÇÁ – AMAZONAS. El estudio aborda los aspectos teóricos y jurídicos de la Formación Docente en el PARFOR del Municipio de Santo Antônio do Içá-AM. Según la LDB, en su artículo 61, la formación de los profesionales de la educación debe atender las especifi cidades del ejercicio de sus actividades y los objetivos de las distintas fases y modalidades de la educación básica, es decir, desde el jardín de infancia hasta la enseñanza media. Por tanto, la formación debe ser sólida, basada en conocimientos científi cos y sociales y en los cimientos de las propias competencias, que mantienen la asociación entre teorías y prácticas, a través de prácticas tuteladas y prácticas en servicio, facilitando el aprovechamiento de la formación y la experiencia previa adquirida en instituciones de enseñanza, así como otras actividades.

Palabras clave: Capacitación. Maestros PARFOR.


SUMMARY

This article presents an excerpt from the Doctoral Thesis that investigates HIGHER EDUCATION: THE TRAINING OF INDIGENOUS TEACHERS IN THE PEDAGOGY COURSE – NATIONAL PROGRAM FOR TRAINING BASIC EDUCATION TEACHERS (PARFOR), IN THE MUNICIPALITY OF SANTO ANTÔNIO DO IÇÁ – AMAZONAS. The study deals with the theoretical and legal aspects of Teacher Training at PARFOR in the Municipality of Santo Antônio do Içá-AM. According to the LDB, in its article 61, the training of education professionals must meet the specificities of the exercise of their activities and the objectives of the different phases and modalities of basic education, that is, from kindergarten to high school. Therefore, training must be solid, based on scientific and social knowledge and on the foundations of the skills themselves, which maintain the association between theories and practices, through supervised internships

and in-service internships, providing the use of training and previous experience acquired in institutions teaching, as well as other activities.

Keywords: Training. Teachers. PARFOR.

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