top of page

A IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA NA ESCOLA: Uma análise com professores de biologia em formação

Ano III, v.3, ed. 2, set./ dez. 2023. DOI: 10.51473/ed.al.v3i2.718 | submissão: 12/09/2023 | aceito: 13/09/2023 | publicação: 15/09/2023


718_fabio_rcmos
.pdf
Download PDF • 442KB
certificado_718_delma
.pdf
Download PDF • 967KB
certificado_718_fabio
.pdf
Download PDF • 968KB

A IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA NA ESCOLA: Uma análise com professores de biologia em formação

THE IMPORTANCE OF SCIENCE AT SCHOOL: An analysis with biology teachers in training


Fábio Luiz da Silva Vieira(1)

Delma Holanda de Almeida(2)


(1) 0009-0001-6735-0094; Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) Campus II, Discente do Curso de Ciências Biológicas (Licenciatura), Brazil, E-mail: fabiovieira@alunos.uneal.edu.br

(2) Doutorado em Ciências da Saúde- 2023- Universidade Federal de Alagoas- UFAL. Mestrado e Ciências da Saúde- 2012- Universidade Federal de Alagoas- UFAL. Graduação em Ciências Biológicas, Licenciatura e Bacharelado- 2007- Universidade Federal de Alagoas. Professora do Centro Universitário CESMA Ceda Universidade Estadual de Alagoas.


RESUMO:

A Ciência é parte integrante de nossa realidade humana, biológica e social. Tem o seu papel de valor inenarrável e sua ação integradora e desenvolvedora de tecnologias e da educação. A sua fundamentação e primeiro contato partem em suma da Escola, instituição presente em todo o processo de formação educacional desde o nível mais tenro até o superior e de onde parte o questionamento deste estudo, que tem como objetivo levantar o conhecimento que os alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas têm sobre a importância da Ciência na Escola. Para isso, esse estudo utiliza a Pesquisa Qualitativa com graduandos do 8º Período do referido curso da Universidade Estadual de Alagoas, Campus II, Santana do Ipanema-AL. Os dados foram obtidos através de um questionário semiestruturado. Diante da análise dos resultados, foi possível inferir que reconhecem a Ciência como indispensável para a formação humana e para sua capacidade de compreensão dos Fenômenos da Natureza. Em totalidade, acaba por se constatar que a Ciência possui papel social e de formação indiscutíveis, que perpassa por desafios e entraves que ficaram mais evidentes e necessários no momento de crise sanitáriamundialcausadapelapandemiadoSARS-CoV-2(Covid-19).

Palavras-chave: Ciência. Educação. Futuros Professores.


ABSTRACT:

Science is an integral part of our human, biological and social reality. It has its role of in describable value and its integrative action and development of technologies and education. Its reasoning and first contact depart, in short,from the School, an institution present in the entire process of educational formation from the most tender to the highest level and from which the questioning of this study starts, which aim stor ai se the know ledge that students of the Degree in Biological Sciences have on the importance of Science at School. For this study uses Qualitative Research with graduates of the 8th Period of the a for e mention ed course at the State University of Alagoas, Campus II, Santana do Ipanema-AL. Data were obtained through a semi-structured questionnaire. In view of the analysis of the results, it was possible to infer that they recognize Science as essential for human development and for their ability to under-stand the Phenomena of Nature. Asa whole, it turnout that Science has an indisputable social and educational role, which involves challenges and obstacles that became more evident and necessary at the time of the global health crisis caused by the SARS-CoV-2 (Covid-19) pandemic.

Keywords: Science. Education. Future Teachers.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page