top of page

A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


560_Laury_rcmos
.pdf
Download PDF • 294KB

Ano III, v.3, ed. 1, jan./ jul. 2023. DOI: 10.51473/ed.al.v3i1.560 | submissão: 01/07/2023 | aceito: 03/07/2023 | publicação: 04/07/2023


A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

THE CONSTRUCTION OF MATHEMATICAL KNOWLEDGE AND ENVIRONMENTAL KNOWLEDGE IN CHILDHOOD EDUCATION


Laury Vander Leandro de Souza

Eliuvomar Cruz da Silva

Isac Moreira Rodrigues

Vanuzia Silva de Assis Holanda

Nelly Mary Oliveira de Souza


RESUMO

Diversos estudos e dados estatísticos apontam a Matemática como a disciplina que mais reprova os alunos do Ensino Fundamental. Além disso, as crianças chegam às séries finais vendo esta disciplina como o bicho papão das escolas. Diante desse contexto, este estudo apresenta reflexões e análises acerca da construção do conhecimento Matemático na Educação Infantil, cuja finalidade é compreender as implicações da prática docente no ensino da Matemática, entendendo que a Educação Infantil é a etapa primordial da Educação Básica, na qual a criança se encontra em uma fase de desenvolvimento de natural curiosidade vivendo a descoberta do ambiente que a rodeia. Neste contexto, a Matemática é uma disciplina que se bem trabalhada, pode contribuir para desenvolver habilidades significativas que auxiliarão a criança a compreender melhor este mundo. Entretanto, a intervenção do professor em trabalhar o conhecimento matemático atrelado às questões ambientais nas atividades em sala de aula possibilitará ao discente o desenvolvimento de tais habilidades. O trabalho é um recorte do aporte teórico que fundamenta a Tese de Doutorado que investiga a prática docente na construção do conhecimento matemático nas crianças da pré-escola. O estudo mostra a importância de ensinar a Matemática na Educação infantil relacionando a construção do conhecimento aos saberes das crianças para uma aprendizagem significativa na Pré-escola.

Palavras-chave: Conhecimento Matemático. Educação Infantil. Aprendizagem significativa

RESUMEN

Diversos estudios y datos estadísticos apuntan a Matemáticas como la materia que más suspende a los alumnos de Primaria. Además, los niños llegan a los grados finales viendo esta materia como el coco de las escuelas. Ante este contexto, este estudio presenta reflexiones y análisis acerca de la construcción del conocimiento matemático en la Educación Infantil, cuyo propósito es comprender las implicaciones de la práctica docente en la enseñanza de las Matemáticas, entendiendo que la Educación Infantil es la etapa primordial de la Educación Básica, en la cual El niño se encuentra en una fase de desarrollo de curiosidad natural experimentando el descubrimiento del entorno que le rodea. En este contexto, las Matemáticas son una disciplina que, bien trabajada, puede contribuir al desarrollo de habilidades significativas que ayudarán al niño a comprender mejor este mundo. Sin embargo, la intervención del profesor en el trabajo de los conocimientos matemáticos vinculados a la problemática ambiental en las actividades del aula permitirá al alumno desarrollar tales competencias. El trabajo forma parte del aporte teórico que subyace a la Tesis Doctoral que investiga la práctica docente en la construcción del conocimiento matemático en niños de edad preescolar. El estudio muestra la importancia de la enseñanza de las Matemáticas en la Educación Infantil, relacionando la construcción del saber con el saber de los niños para un aprendizaje significativo en Preescolar.

Palabras clave: Conocimiento Matemático. Educación Infantil. aprendizaje significativo


SUMMARY

Several studies and statistical data point to Mathematics as the subject that most fails Elementary School students. In addition, children reach the final grades seeing this subject as the bogeyman of schools. Given this context, this study presents reflections and analyzes about the construction of mathematical knowledge in Early Childhood Education, whose purpose is to understand the implications of teaching practice in teaching Mathematics, understanding that Early Childhood Education is the primordial stage of Basic Education, in which the The child is in a phase of development of natural curiosity experiencing the discovery of the environment that surrounds him. In this context, Mathematics is a discipline that, if well worked, can contribute to the development of significant skills that will help the child to better understand this world. However, the teacher’s intervention in working on mathematical knowledge linked to environmental issues in classroom activities will enable the student to develop such skills. The work is a part of the theoretical contribution that underlies the Doctoral Thesis that investigates the teaching practice in the construction of mathematical knowledge in preschool children. The study shows the importance of teaching Mathematics in Early Childhood Education, relating the construction of knowledge to children’s knowledge for meaningful learning in Preschool.

Keywords: Mathematical Knowledge. Child education. meaningful learning


Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page