top of page

A Importância da Gestão Escolar na inclusão de alunos com deficiência



A Importância da Gestão Escolar na inclusão de alunos com deficiência

The Importance of School Management in the inclusion of students with disabilities


João Paulo Peixoto Diógenes


Submetido em: 03/04/2023

Aprovado em: 04/04/2023

Publicado em: 11/04/2023

DOI: 10.51473/ed.al.v3i1.506


Resumo

Caracterizada pelos princípios de estimular as diferenças individuais, valorizar cada indivíduo, aprender pela cooperação e conviver com a diversidade como um único propósito, que é papel da educação e de sua gestão escolar, acima de tudo beneficiar cada indivíduo em um ambiente de liberdade e autonomia, reconhecendo entre seus pares o mesmo espaço jurídico que existe para si mesmo, essa análise pode concluir que o significado de inclusão também abrange aqueles que são excluídos dos ambientes educacionais, não apenas os alunos com necessidades especiais. Muitas instituições educacionais fizeram adaptações em seus sistemas de gestão escolar, para se adaptarem às especificidades de seus alunos, priorizando a eficiência geral, a eficiência administrativa e o desenvolvimento humano. As famílias atualmente estão cada vez mais familiarizadas com os direitos das crianças portadoras de deficiência e atua fortemente junto às escolas na defesa de uma inclusão de todos na sociedade e ambiente educacional.

Palavras-Chave: Gestão Escolar, Inclusão, Alunos com deficiências.


Abstract

Characterized by the principles of stimulating individual differences, valuing each individual, learning through cooperation and living with diversity as a single purpose, which is the role of education and its school management, above all to benefit each individual in an environment of freedom and autonomy recognizing among their peers the same legal space that exists for themselves, this analysis can conclude that the meaning of inclusion also encompasses those who are excluded from educational environments, not just students with special needs. Many educational institutions have adapted their school management systems to adapt to the specificities of their students, prioritizing general efficiency, administrative efficiency and human development. Families are now increasingly familiar with the rights of children with disabilities and work strongly with schools in defense of the inclusion of all in society and the educational environment.

Keywords: School Management, Inclusion, Students with disabilities.



Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page