A importância de uma atuação docente menos tradicional no primeiro segmento do ensino fundamental
The importance of a less traditional teaching practice in the first segment of elementary school
Silvio Cesar Bello Salgado
Fabio Bello Salgado
Submetido em:11/10/2022
Aprovado em: 11/10/2022
Publicado em: 13/10/2022
DOI: 10.51473/rcmos.v2i2.365
RESUMO
O presente artigo científico busca analisar a prática docente no contexto do primeiro segmento do ensino fundamental, ou seja, do primeiro ao quinto ano de tal nicho de ensino, tendo, o professor, uma atuação primordial nesse processo. São abordadas a importância do papel do professor na formação e condução de seus alunos, de modo a produzir uma educação de qualidade e formar indivíduos aptos a exercer sua cidadania e um papel mais ativo e transformador da realidade. Ressalta-se, ainda, a relevância da polivalência e da interdisciplinaridade, bem como o uso de técnicas não tradicionais, como forma de tornar a atuação do docente mais dinâmica e mais interessante para seus alunos. Para pautar de modo claro e objetivo a prática docente no primeiro segmento do ensino fundamental, faz-se uso de uma ampla coleta de dados bibliográficos, através de informações encontradas na literatura, em estudos da área educacional, bem como em periódicos, com o intuito de alcançar uma conclusão verdadeiramente aplicável ao problema exposto.
Palavras-chave: Prática Docente. Ensino Fundamental. Polivalência e Interdisciplinaridade. Aprendizagem.
ABSTRACT
This scientific article seeks to analyze the teaching practice in the context of the first segment of elementary school, that is, from the first to the fifth year of this teaching niche, having, the teacher, a primordial performance in this process. The importance of the role of the teacher in the training and conduct of his students is addressed, to produce a quality education and train individuals able to exercise their citizenship and a more active and transformative role of reality. It also emphasized the relevance of polyvalence and interdisciplinarity, as well as the use of non-traditional techniques, to make the performance of teachers more dynamic and more interesting for their students. To guide in a clear and objective way the teaching practice in the first segment of elementary school, a wide collection of bibliographic data is used, through information found in the literature, in studies in the educational area, as well as in journals, to reach a conclusion truly applicable to the problem exposed.
Keywords: Teaching Practice. Elementary school. Interdisciplinarity Polyvalence. Apprenticeship.
Comments