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Ano III, v.3, ed. 2, set./ dez. 2023. DOI: 10.51473/ed.al.v3i2.717 | submissão: 12/09/2023 | aceito: 13/09/2023 | publicação: 15/09/2023


A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAPITÃO DE CAMPOS - PI E SUA INFLUÊNCIA NA COMUNIDADE DISCENTE

THE PRACTICE OF PHYSICAL ACTIVITY IN A MUNICIPAL SCHOOL IN CAPITÃO DE CAMPOS - PI AND ITS INFLUENCE ON THE STUDENT COMMUNITY


Thiago Venícius de Oliveira Sousa – Pedagogo pela Universidade Estadual do Piauí

Ana Letícia Batista Leal Barbosa – Médica pelo Centro universitário Unifacid

Antonio José Gomes – Professor Doutor da Universidade Estadual do Piauí

Luiza Eduarda Lebre Góes – Acadêmica de medicina do Centro universitário Unifacid

Marília Lima de Moura Santos – Médica pelo Centro universitário Unifacid


RESUMO: A Educação Física é uma disciplina escolar que proporciona desenvolvimento social, motor, intelectual. O presente estudo analisa como a prática de atividade física no ambiente escolar pode influenciar na vida de crianças e adolescentes. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, observacional e transversal, que foi realizada no período de janeiro a março de 2022 em uma escola pública da cidade de Capitão de Campos-PI. Realizou-se análise descritiva das variáveis contínuas na forma de frequência absoluta e percentual auxiliada através do programa R® Statstics 3.4.4. Participaram do estudo 24 estudantes entre 10 e 15 anos de idade. Destes, 87,5% responderam que gostavam de atividades físicas e 12,5% que não gostavam. Dos 24 participantes, 41,7% não realizavam atividades de Educação física, 41,6% realizavam 1 a 2 vezes por semana, 12,5% praticavam3 vezes por semana e 4,2% com uma frequência de 4 vezes por semana. A duração da prática era de 30 minutos para a maioria (57%). Em relação às modalidades esportivas mais realizadas, o futebol obteve maior porcentagem (57%), seguido de brincadeiras (29%), dança (7%) e handebol (7%). A maioria dos estudantes consideraram uma melhora na qualidade de sono (95,8%), disposição no dia a dia (100%) e interação com os colegas (95,8%) com a prática de atividades físicas. Concluiu-se que a quantidade de estudantes que não praticavam atividade física foi significativa. Ademais, de acordo com os entrevistados, as atividades esportivas melhoram a qualidade de sono, disposição e socialização.

Palavras-chave: Educação Física Escolar. Benefícios. Crianças. Adolescentes.


ABSTRACT: Physical education is a school subject that provides social, motor and intellectual development. This study analyzes how the practice of physical activity in the school environment can influence the lives of children and adolescents. This is an applied, observational, cross-sectional study carried out between January and March 2022 in a public school in the city of Capitão de Campos-PI. A descriptive analysis of continuous variables was carried out in the form of absolute and percentage frequencies, using the R® Statstics 3.4.4 program. 24 students aged between 10 and 15 took part in the study. Of these, 87.5% answered that they enjoyed physical activity and 12.5% that they did not. Of the 24 participants, 41.7% did not do any physical education, 41.6% did it 1-2 times a week, 12.5% did it 3 times a week and 4.2% did it 4 times a week. The majority (57%) practiced for 30 minutes. With regard to the sports most frequently practiced, soccer accounted for the highest percentage (57%), followed by games (29%), dance (7%) and handball (7%). The majority of students felt that physical activity improved their quality of sleep (95.8%), their daily disposition (100%) and their interaction with colleagues (95.8%). It was concluded that the number of students who did not practice physical activity was significant. Furthermore, according to the interviewees, sporting activities improve.

Keywords: School Physical Education. Benefits. Children. Adolescents.


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