Ano III, v.3, ed. 2, set./ dez. 2023. DOI: 10.51473/ed.al.v3i2.728 | submissão: 18/09/2023 | aceito: 20/09/2023 | publicação: 27/09/2023
A PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM: PERSPECTIVAS E EXPECTATIVAS DOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO
THE ENEM WRITING TEST: PERSPECTIVES AND EXPECTATIONS OF HIGH SCHOOL STUDENTS
Maria Irenilce do Nascimento
RESUMO
O Exame Nacional do Ensino Médio- ENEM, passou a ser no Brasil, uma das principais formas de acesso ao Ensino Superior, tornando-se um procedimento seletivo de grande importância que possibilita o ingresso de estudantes às vagas de graduação oferecido pelas Universidades. A produção de texto é avaliada na prova de Redação, a qual funciona como portal (re)direcionador de ensino, pois professores comumente revisam, intensificam suas práticas pedagógicas, com o fim de auxiliar seus alunos a obterem sucesso nesse tipo de avaliação. Deste modo, assinala-se o papel exercido por esta prova, compreendida como necessária a um bom desempenho no ENEM, nas expectativas escolares dos alunos do Ensino Médio, sobretudo os de 3ª série. Com base nisso, o presente artigo tem como objetivo refletir a relação entre a prova de Redação ENEM e sua influência para o trabalho docente com produção de texto, levando em conta as perspectivas e expectativas dos estudantes, as suas dificuldades, as suas inquietações, o seu olhar, a sua voz frente à prova reportada. Cumpre ressaltar que, além do levantamento teórico de alguns autores, embasamentos e estudos em artigos científicos elencados sobre o tema, buscou-se conhecer nas teorizações, o trabalho do professor com produção escrita de gêneros argumentativos em sala de aula, e também compreender de que forma os estudantes se preparam e utilizam as orientações pedagógicas em apoio às suas produções exigidas na prova de Redação do Enem.
Palavras-chave: Redação ENEM. Ensino Médio. Perspectivas e expectativas discentes.
ABSTRACT
The National Secondary Education Examination - ENEM, became one of the main forms of access to Higher Education in Brazil, becoming a highly important selection procedure that allows students to enroll in undergraduate courses offered by Universities. Text production is assessed in the Writing test, which functions as a (re)directing teaching portal, as teachers commonly review and intensify their pedagogical practices, in order to help their students to be successful in this type of assessment. In this way, the role played by this test, understood as necessary for a good performance in the ENEM, in the academic expectations of high school students, especially those in the 3rd grade, is highlighted. Based on this, this article aims to reflect the relationship between the ENEM Writing test and its influence on teaching work with text production, taking into account the perspectives and expectations of students, their difficulties, their concerns, the your look, your voice in the face of the evidence reported. It should be noted that, in addition to the theoretical survey of some authors, bases and studies in scientific articles listed on the topic, we sought to understand in theorizations, the teacher’s work with written production of argumentative genres in the classroom, and also understand why This way students prepare and use the pedagogical guidelines to support their productions required in the Enem Writing test.
Keywords: ENEM Writing. High school. Student perspectives and expectations.
Comments