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Alfabetização e letramento: desafios do deficiente visual


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Alfabetização e letramento: desafios do deficiente visual

Literacy and literacy: challenges of the visually impaired


Sebastiana da Silva Santana


Submetido em: 28/02/2023

Aprovado em: 28/02/2023

Publicado em: 08/03/2023

DOI 10.51473/ed.al.v3i1.489


RESUMO

Este artigo analisa o universo dos deficientes visual e visa aprofundar estudos relacionados ao processo de alfabetização dos mesmos, suas especificidades e as metodologias utilizadas para a obtenção de melhores resultados. Aborda questões e caminhos que podem beneficiar o processo de ensino-aprendizagem. Na questão da prática pedagógica busca-se olhar o trabalho com alunos com deficiência visual e a reflexão de procedimentos e recursos específicos que ajudam a direcionar o professor em sala de aula. Neste trabalho utilizou-se a pesquisa bibliográfica como metodologia de pesquisa e da relação teoria-prática, evidenciando a necessidade de se ficar atento às práticas pedagógicas que melhor se adapte às peculiaridades do deficiente visual. O processo de educação para os alunos com deficiência visual. Pode-se concluir que em relação ao processo de alfabetização e letramento dos deficientes visuais, é necessário oferecer orientação pertinente à área da deficiência visual e qualificação aos professores, para que esses propiciem trabalho satisfatório que atenda às necessidades das pessoas que requerem condições específicas para se desenvolverem e participarem do processo de inclusão, tão almejado por todos. Por isso, é importante tratar este assunto.

Palavras-chave: Letramento. Alfabetização. Desafios. Criança. Deficiência Visual.


ABSTRACT

This article analyzes the universe of children with visual impairments and aims to deepen studies related to their literacy process, their specificities and the methodologies used to obtain better results. It addresses issues and paths that can benefit the teaching-learning process. In terms of pedagogical practice, we seek to look at work with students with visual impairments and the reflection of specific procedures and resources that help to guide the teacher in the classroom. In this work, bibliographic research was used as a research methodology and the theory-practice relationship, highlighting the need to be aware of the pedagogical practices that best adapt to the peculiarities of the blind child. The education process for visually impaired children. It can be concluded that in relation to the literacy and literacy process of the visually impaired, it is necessary to offer relevant guidance in the area of ​​visual impairment and qualification to teachers, so that they provide satisfactory work that meets the needs of people who require specific conditions to develop and participate in the inclusion process, so desired by all. Therefore, it is important to address this issue.

Keywords: Literacy. Literacy. Challenges. Kid. Visual impairment.


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