top of page

Alfabetização na Idade Certa como Pré-Requisito para uma Formação Adequada do Aluno na Educação...


509_ananias_rcmos
.pdf
Download PDF • 283KB

Alfabetização na Idade Certa como Pré-Requisito para uma Formação Adequada do Aluno na Educação Básica

Literacy At The Right Age As A Prerequisite For Proper Student Training In Basic Education


João Ananias de Sousa Marques

https://lattes.cnpq.br/8326550620917673


Edmilson Galdino da Silva

http://lattes.cnpq.br/5967938199400909


Maria Jocelia Xavier de Souza

Graduada em pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú. Especialista em Educação Infantil pela Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro e Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Vale do Acaraú.


Submetido em: 28/03/2023

Aprovado em: 06/04/2023

Publicado em: 19/04/2023

DOI: 10.51473/ed.al.v3i1.509


RESUMO

Será discorrido nesse artigo a temática da alfabetização na idade certa, e a sua importância para uma formação adequada do aluno dentro da educação básica. O trabalho trata-se de uma revisão de literatura balizada em autores que possuíam produções relevantes dentro da área de interesse deste trabalho. A hipótese aqui levantada é até que ponto a alfabetização é um pré-requisito para o processo de formação do educando para as demais etapas que compõem a educação básica. Os objetivos aqui almejados são os de discutir a importância da alfabetização na idade certa para o desenvolvimento do aluno nas demais etapas de escolarização; debater acerca de como estes processos se desenvolvem, dialogar como ocorrem e são entendidos pelos alunos. Estruturou-se o trabalho em três subtópicos, que um a um, foram desenvolvendo e qualificando a produção aqui apresentada. O primeiro subtópico se debruçou sobre ao conceito geral de alfabetização, o segundo discorreu sobre como a alfabetização ocorre, finalizando com o terceiro tópico que nos apresenta a importância deste processo para a vida do aluno. Vimos então que a alfabetização na idade certa é, na sociedade atual, mais do que somete fazer com que o aluno consiga juntar sílabas e ler palavras, ela tem a capacidade de apresentar um mundo amplo e conectado, onde a leitura e, principalmente, a interpretação do que lhe é apresentado é de extrema importância. Assim, a alfabetização na idade certa mais do que nunca é um direito fundamental da criança de até oito anos de idade.

Palavras chaves: Alfabetização. Criança. Desenvolvimento. Aprendizagem.


ABSTRACT

The theme of literacy at the right age will be discussed in this article, and its importance for an adequate formation of the student within basic education. The work is a literature review based on authors who had relevant productions within the area of ​​interest of this work. The hypothesis raised here is to what extent literacy is a prerequisite for the process of educating the student for the other stages that make up basic education. The objectives pursued here are to discuss the importance of literacy at the right age for the development of the student in the other stages of schooling; discuss how these processes develop, discuss how they occur and are understood by students. The work was structured in three subtopics, which, one by one, were developing and qualifying the production presented here. The first subtopic focused on the general concept of literacy, the second discussed how literacy occurs, ending with the third topic that presents the importance of this process for the student’s life. We saw then that literacy at the right age is, in today’s society, more than just making the student able to join syllables and read words, it has the ability to present a wide and connected world, where reading and, mainly, interpretation of what is presented to you is extremely important. Thus, literacy at the right age is more than ever a fundamental right of children up to eight years old.

Keywords: Literacy. Child. Development. Learning.


Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page