top of page

ARTIGO - A leitura literária em sala de aula: contribuições no desenvolvimento da reflexão crítica

INFORMAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: RCMOS – Revista Científica Multidisciplinar O Saber. São Paulo – SP ISSN: 2675-9128. São Paulo, v. 02, n. 2, p. 01-10, fev. 2021.




A LEITURA LITERÁRIA EM SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DA REFLEXÃO CRÍTICA

LITERARY READING IN THE CLASSROOM: CONTRIBUTIONS TO THE DEVELOPMENT OF CRITICAL REFLECTION


MORAES, Jorge Adrihan do Nascimento de1


Resumo

Objetivos: O presente artigo apresenta as contribuições da literatura no desenvolvimento da reflexão, evidenciando que os textos literários não podem ser encarados somente a partir da competência de interpretação de textos, mas também na capacidade de ampliação de visão de mundo, a partir da reflexão. Diante disso, com base em pesquisas bibliográficas, o estudo conseguiu se aprofundar nos aportes que a literatura fornece para ampliar o pensar do educando. Metodologia: Para que se possa realizar a abordagem, de início o estudo trata das competências da Literatura segundo a BNCC (2017). Após, apresenta as competências na leitura de textos literários, finalizando com uma abordagem da literatura no desenvolvimento da reflexão. Para tal, baseia-se em Cosson (2018), Candido (2002) e Bunzen e Mendonça (2006). Conclusão: Logo, o estudo diagnosticou o quanto a literatura contribui no desenvolvimento da reflexão do aluno, pois há uma aproximação do educando com o autor, chegando a uma identificação e reflexão de sua própria realidade.

Palavras-chave: Literatura. Leitura. Reflexão. Textos Literários.


Abstract

Objectives: The present article presents the contributions of literature in the development of reflection, showing that the literary texts cannot be considered solely from the evolution in the competence of interpretation of the texts, but also in the capacity of amplification of world view, reflection. In view of this situation, based on bibliographic investigations, the studio managed to deepen the contributions that literature provides to broaden the thinking of the student. Methods: In order to be able to carry out the approach, from the beginning the studio deals with Literature competences according to the BNCC (2017). Afterwards, it presents the competences in the teaching of literary texts, ending with an approach to Literature in the development of reflection. For him, it is based on Cosson (2018), Candido (2002) and Bunzen y Mendonça (2006). Concludes: Therefore, the study diagnosed how much literature contributed to the reflection of the aluminum, because there was an approximation of the educator with the author, using an identification and reflection of his own reality.

Keywords: Literature. Reading. Reflection. Literary texts.


1Doutorando em Ciências da Educação, pela Universidad Columbia del Paraguay. Mestrando em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Fundador e Gestor Pedagógico do IDEHP – Instituto de Desenvolvimento Humano e Profissional. Professor do Ensino Básico e Superior. E-mail: jorgeadrihan@hotmail.com

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page