INFORMAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: RCMOS – Revista Científica Multidisciplinar O Saber. São Paulo – SP ISSN: 2675-9128. São Paulo, v. 02, n. 2, p. 01-10, fev. 2021.
FORMAÇÃO DO PROFESSOR E AS METODOLOGIAS ATIVAS
TEACHER TRAINING AND ACTIVE METHODOLOGIES
GERVASIO, Cirlene Ferreira Neri 1
MEYER, Marcel 2
SILVA, Katia Cristina da3
SOUZA, Ana Maria Reis de 4
SOUZA, Michele Ronsane Fanezzi de 5
Resumo
Objetivos: Esse artigo trata das metodologias ativas e a formação dos professores para trabalhar com novas informações, novas metodologias, que são necessárias para acompanhar o interesse do aluno em um ensino mais interativo e motivado. Se constata que a educação básica no Brasil cada dia mais se apresenta de maneira transformada diante do dinamismo de uma sociedade que se transforma a cada instante com as informações recebidas nessa era de globalização onde a competição com a mídia já permeia o espaço escola, exigindo desse espaço de educação uma reconstrução constante de suas diretrizes exigidas pela própria sociedade como um todo. Diante do desenvolvimento do pensamento humano dispersado nas diversas maneiras de compreensão das pessoas, isso leva a mudanças necessárias no sentido de colocar a educação no patamar da contemporaneidade. Conclusão: A pesquisa bibliográfica recorre a vários autores que se dedicaram ao tema e conclui que existe a necessidade de formação de professores para atuar nessa nova mentalidade de educar que exige uma mudança de percepção de como ensinar partindo das necessidades e vontade do aluno em aprender.
Palavras chave: Metodologias Ativas. Formação. Professor.
Abstract
Objectives: This article deals with the active methodologies and the training of teachers to work with new information, new methodologies, which are necessary to follow the student's interest in a more interactive and motivated teaching. It is evident that basic education in Brazil is being transformed every day, due to the dynamism of a society that is constantly changing with the information received in this era of globalization, where competition with the media already permeates the school space, demanding from this educational space a constant reconstruction of its guidelines required by society itself as a whole. In the face of the development of human thought dispersed in the various ways people understand, this leads to necessary changes in order to place education at the level of contemporaneity. Conclusion: The bibliographical research resorts to several authors who have dedicated themselves to the theme and concludes that there is a need for training teachers to act in this new mentality of educating, which requires a change in perception of how to teach based on the student's needs and will to learn.
Keywords: Active Methodologies. Formation. Educator.
1 Pedagogia UFMG, mestranda Universidad de la Empresa - UDE
2 Bacharel em administração, MBA em gestão de projetos mestrando Universidad de la Empresa - UDE
3 Pedagogia UEMG, mestranda Universidad de la Empresa - UDE
4 Pedagogia, mestranda Universidad de la Empresa - UDE
5 Administração e pós graduada em educação a distância, mestranda Universidad de la Empresa - UDE