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ARTIGO - Reformas da Internacionalização dos Cursos Superiores no Brasil

INFORMAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: RCMOS – Revista Científica Multidisciplinar O Saber. São Paulo – SP ISSN: 2675-9128. São Paulo, v. 02, n. 2, p. 01-10, fev. 2021.




REFORMAS DA INTERNACIONALIZAÇÃO DOS CURSOS SUPERIORES NO BRASIL


REFORMS OF THE INTERNATIONALIZATION OF HIGHER COURSES IN BRAZIL


GERVASIO, Cirlene Ferreira Neri 1

FONTENELE, Adelaine Aparecida Viana 2

SOUZA, Allessandra Cândido Ciza de 3

SOUZA, Ana Maria Reis de 4

Resumo

Objetivos: O presente artigo tem como intuito analisar o cenário gerado pela internacionalização da educação superior bem como os novos papeis atribuídos às universidades no contexto da reforma da educação superior. Metodologia: A pesquisa recorreu ao método qualitativo, onde buscou subsídios em várias fontes publicadas onde foi feita uma breve fundamentação teórica e análise sobre a reforma da educação superior, a concepção da universidade e o seu papel social bem como a internacionalização propriamente dita e as intenções existentes por trás desta. Além disso, evidencia-se os pontos positivos e negativos deste processo dentro do contexto social brasileiro, destacando as melhorias a serem realizadas. Conclusão: enfatizar a necessidade da relação direta entre estratégias acadêmicas e inserção social para que, em processos como estes que envolvem a saída de estudantes para expandir a educação superior brasileira, não se restrinja àqueles que possuem maior renda e, sim, àqueles que de fato estão capacitados a representar o Brasil e intercambiar conhecimentos científicos, experiências culturais e aprendizados sociais.

Palavras-chave: Internacionalização. Instituições de Ensino Superior. Reforma educacional.


Abstract

Objectives: This article aims to analyze the scenario generated by the internationalization of higher education as well as the new roles attributed to universities in the context of higher education reform. Methods: The research used the qualitative method, which sought subsidies from various published sources where a brief theoretical foundation and analysis was made about the reform of higher education, the conception of the university and its social role as well as the internationalization itself and the intentions behind it. Furthermore, the positive and negative points of this process within the Brazilian social context are highlighted, highlighting the improvements to be made. Conclusion: emphasize the need for a direct relationship between academic strategies and social insertion so that, in processes like these that involve students leaving to expand Brazilian higher education, it is not restricted to those who have higher income, but to those who in fact they are able to represent Brazil and exchange scientific knowledge, cultural experiences and social learning.

Keywords: Internationalization. Higher education institutions. Educational reform.


1 Pedagogia UFMG, mestranda Universidad de la Empresa – UDE, Uruguai.

2 Pedagogia FISBI, mestranda Universidad de la Empresa – UDE. Uruguai.

3 Pedagogia UERJ, mestranda Universidad de la Empresa – UDE. Uruguai.

4Pedagogia UNIVILA, mestranda Universidad de la Empresa – UDE. Uruguai.

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