Aspectos socioeconômicos no processo de evasão escolar: uma análise na
educação básica.
RESUMO
Este artigo enfoca o impacto socioeconômico da evasão escolar, uma questão
complexa que pode ser influenciada por diversos fatores. Estudos têm mostrado que
crianças e jovens de famílias mais pobres têm maior probabilidade de abandonar a
escola do que seus pares mais ricos. A pobreza pode dificultar o acesso à educação
de qualidade, pois as famílias podem não ter meios para pagar o material escolar,
uniformes e transporte. Escolas localizadas em áreas mais pobres também podem ter
menos recursos e professores menos qualificados, o que pode afetar a qualidade do
ensino e desestimular os alunos a permanecerem na escola. Além disso, a pobreza
pode afetar a motivação dos alunos para continuar seus estudos, pois eles podem ter
menos oportunidades e perspectivas para o futuro. A falta de apoio familiar também
pode contribuir para o abandono escolar. Compreender a ligação entre a pobreza e o
abandono escolar precoce é fundamental para encontrar soluções eficazes que
assegurem que todos, independentemente do estatuto socioeconômico, sejam
capazes de alcançar a sua educação e atingir o seu potencial.
Autor:Leonardo de Oliveira Luna, Dionathan Almeida Amaral
FOI ACEITO PELA RCMOS – REVISTA CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINAR O SABER, ISSN. 2675-9128, PARA PUBLICAÇÃO, ano III, v.3, ed. 1, jan./ jul. 2023. DOI: 10.51473/ed.al.v3i1.547 (PORTUGUÊS). VERSÕES EM: ESPANHOL e INGLÊS.
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