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Aspectos socioeconômicos no processo de evasão escolar: uma análise na educação básica





Aspectos socioeconômicos no processo de evasão escolar: uma análise na

educação básica.


RESUMO

Este artigo enfoca o impacto socioeconômico da evasão escolar, uma questão

complexa que pode ser influenciada por diversos fatores. Estudos têm mostrado que

crianças e jovens de famílias mais pobres têm maior probabilidade de abandonar a

escola do que seus pares mais ricos. A pobreza pode dificultar o acesso à educação

de qualidade, pois as famílias podem não ter meios para pagar o material escolar,

uniformes e transporte. Escolas localizadas em áreas mais pobres também podem ter

menos recursos e professores menos qualificados, o que pode afetar a qualidade do

ensino e desestimular os alunos a permanecerem na escola. Além disso, a pobreza

pode afetar a motivação dos alunos para continuar seus estudos, pois eles podem ter

menos oportunidades e perspectivas para o futuro. A falta de apoio familiar também

pode contribuir para o abandono escolar. Compreender a ligação entre a pobreza e o

abandono escolar precoce é fundamental para encontrar soluções eficazes que

assegurem que todos, independentemente do estatuto socioeconômico, sejam

capazes de alcançar a sua educação e atingir o seu potencial.


Autor:Leonardo de Oliveira Luna, Dionathan Almeida Amaral


FOI ACEITO PELA RCMOS – REVISTA CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINAR O SABER, ISSN. 2675-9128, PARA PUBLICAÇÃO, ano III,  v.3, ed. 1, jan./ jul. 2023. DOI: 10.51473/ed.al.v3i1.547 (PORTUGUÊS). VERSÕES EM: ESPANHOL e INGLÊS.


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