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Barreiras e desafios enfrentados pelos professores na implementação do método de ensino à distância


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Barreiras e desafios enfrentados pelos professores na implementação do método de ensino à distância nas escolas rurais do município de Pelotas/RS

Barriers and challenges faced by teachers in the implementation of the distance learning method in rural schools in the municipality of Pelotas/RS


Tais De Moraes Affonso Domingues


Submetido em: 08/12/2022

Aprovado em: 09/12/2022

Publicado em: 15/12/2022

DOI: 10.51473/rcmos.v2i2.457


Resumo

O presente trabalho analisa as barreiras e desafios enfrentados pelos professores na implementação no método de Ensino à Distância nas escolas rurais do município de Pelotas/RS. Esse método de ensino utiliza recursos tecnológicos que ainda são escassos e por vezes inexistentes nas escolas rurais. Diante do contexto atual de intensificação do método de Ensino à Distância e considerando a necessidade de uma estrutura tecnológica para sua aplicação, objetiva-se verificar quais são as barreiras e desafios enfrentados pelos professores para a implementação do Ensino à Distância nas escolas rurais. Para tanto, se analisa num primeiro momento o método de Ensino à Distância e os recursos de mediação pedagógica existentes para sua implementação; posteriormente, se analisa as escolas rurais e sua interação com as tecnologias, avaliando neste momento a estrutura que essas escolas possuem para receberem o método de Ensino à Distância; por fim, se analisa através da técnica de entrevista semiestruturada com os professores que atuam nas escolas rurais do município de Pelotas/RS quais os desafios e barreiras para a implementação do Ensino à Distância. O estudo se justifica em razão da necessidade de diagnosticar os problemas enfrentados na mediação pedagógica dos professores em aplicar o método de Ensino à Distância no contexto específico enfrentado pelas escolas rurais para que se possam encontrar alternativas para o ensino e aprendizagem desses alunos que se encontram em situação de mais vulnerabilidade. Espera-se que através dessa análise, possamos encontrar a mediação pedagógica mais adequada para ser aplicada na implementação do Ensino à Distância nas escolas rurais. Percebe-se que esse método que é um recurso alternativo e por vezes necessário para o ensino e aprendizagem deixa de ser aplicado nas escolas rurais por falta de um planejamento adequado e específico. Para o desenvolvimento do trabalho empregou-se o método indutivo, em investigação qualitativa, por meio da técnica de pesquisa bibliográfica.

Palavras-chave: Ensino à Distância, Escolas Rurais, Tecnologias.


ABSTRACT

This paper analyzes the barriers and challenges faced by teachers in the implementation of the Distance Learning method in rural schools in the municipality of Pelotas/RS. This teaching method uses technological resources that are still scarce and sometimes non-existent in rural schools. Given the current context of intensification of the Distance Learning method and considering the need for a technological structure for its application, the objective is to verify what are the barriers and challenges faced by teachers for the implementation of Distance Learning in rural schools. To this do so, the distance learning method and the existing pedagogical mediation resources for its implementation are analyzed at first; later, rural schools and their interaction with technologies are analyzed , currently evaluating the structure that these schools have to receive the distance learning method; analyzes through the semi-structured interview technique with teachers working in rural schools in the municipality of Pelotas/RS what are the challenges and barriers to the implementation of Distance Learning. The study is justified by the need to diagnose the problems faced in the pedagogical mediation of teachers in applying the distance learning method in the specific context faced by rural schools so that alternatives can be found for teaching and learning of these students who are in a situation of more vulnerability. It is expected that through this analysis, we can find the most appropriate pedagogical mediation to be applied in the implementation of Distance Learning in rural schools. It is perceived that this method, which is an alternative resource and sometimes necessary for teaching and learning, is no longer applied in rural schools due to lack of adequate and specific planning. For the development of work, the inductive method was used, in qualitative research, through the bibliographic research technique.

Keywords: Distance Learning, Rural Schools, Technologies.


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