top of page

Como aprender efetivamente para o Revalida: aprenda ativamente e repita em intervalos


485_Mantese_rcmos
.pdf
Download PDF • 281KB

Como aprender efetivamente para o Revalida: aprenda ativamente e repita em intervalos

How to learn effectively for Revalida: learn actively and repeat in intervals


George Mantese1

Mateus Espindola2

Laura Cavalheiro Brizola3

Felipe Borges Farias4

Giovanna Rodrigues5


Submetido em: 28/02/2023

Aprovado em: 28/02/2023

Publicado em: 11/03/2023

DOI 10.51473/ed.al.v3i1.485


1 Programa de Pós-graduação em Epidemiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil. georgemantese@hotmail.com

2 Faculdade de Medicina; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil. espindolamateus3@gmail.com

3 Faculdade de Medicina; Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Porto Alegre, Brasil. laura.brizola@ufcspa.edu.br

4 Faculdade de Medicina; Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Porto Alegre, Brasil. felipe.farias@ufcspa.edu.br

5 Faculdade de Medicina; Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Porto Alegre, Brasil. giovanna.srg@gmail.com

Contribuição dos autores:

Contribuição substancial na concepção e no design: George Mantese, Mateus Espindola, Laura Cavalheiro Brizola, Felipe Borges Farias, Giovanna Rodrigues

Obtenção dos dados: George Mantese, Mateus Espindola, Laura Cavalheiro Brizola, Giovanna Rodrigues

Análise e interpretação dos dados: George Mantese, Laura Cavalheiro Brizola, Felipe Borges Farias

Elaboração do manuscrito: George Mantese, Mateus Espindola, Felipe Borges Farias,

Revisão crítica do manuscrito: George Mantese, Laura Cavalheiro Brizola,

Aprovação final ao manuscrito submetido: George Mantese, Mateus Espindola, Laura Cavalheiro Brizola, Felipe Borges Farias, Giovanna Rodrigues

Supervisão administrativa, técnica ou material: George Mantese

Liderança do grupo de pesquisa: George Mantese


RESUMO

Introdução: O Revalida é uma prova composta por duas etapas (teórica e prática) que permite aos médicos formados no exterior, tanto brasileiros como estrangeiros, exercer a medicina no Brasil, desde que estejam em situação regular com o país. São muitos os métodos utilizados e estudados para fixar melhor alguma informação nova que tenha sido apreendida. Objetivo: Revisar a literatura que identifica quais os métodos de aprendizagem mais efetivos no momento de preparação para o Revalida. Método: O estudo foi baseado em uma revisão sistemática da literatura acerca da temática. Resultados e Discussão: Dentre os dez métodos revisados na pesquisa, somente dois foram recomendados e classificados como de alta utilidade com base na revisão da literatura: testagem prática e prática espaçada. Conclusão: Com base nos resultados, recomenda-se que o candidato ao Revalida elabore um cronograma de estudos com testagens periódicas e espaçadas, utilizando como ferramenta de aprendizado, entre outros materiais, questões de provas anteriores do concurso.

PALAVRAS-CHAVE: Educação médica; Revisão da literatura; Desempenho nos exames


ABSTRACT

Introduction: Revalida is a two-step test (theoretical and practical) that allows doctors trained abroad, both Brazilian and foreign, to practice medicine in Brazil, provided they are in good standing with the country. There are many methods used and studied to better capture any new information that has been learned. Objective: To review the literature that identifies the most effective learning methods when preparing for Revalida. Method: The study was based on a systematic review of the literature on the subject. Results and Discussion: Among the ten methods reviewed in the survey, only two were recommended and classified as highly useful based on the literature review: practical testing and spaced practice. Conclusion: Based on the results, it is recommended that the candidate for Revalida draw up a study schedule with periodic and spaced tests, using as a learning tool, among other materials, questions from previous exams of the contest.

KEYWORDS: Medical education; Review of literature; Performance in exams.


Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page