Ano III, v.3, ed. 2, set./ dez. 2023. DOI: 10.51473/ed.al.v3i2.731 | submissão: 22/09/2023 | aceito: 23/09/2023 | publicação: 30/09/2023
CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
BUILDING MEANINGFUL LEARNING IN ELEMENTARY SCHOOL MATHEMATICS CLASSES
Gilson Tavares Paz Júnior (UFPB)
RESUMO:
Este artigo tem a intenção de discorrer sobre a aprendizagem significativa na disciplina de Matemática no Ensino Fundamental da Educação Básica, a fim de entender as questões e os pontos importantes sobre os (in)sucessos do ensino e aprendizagem deste componente, considerando-se os recursos disponíveis e visando compreender os processos construtivos que ocorrem desde o início do desse nível de ensino. Para tanto, nos debruçaremos sobre a obra de Ausubel (1982), conjuntamente com os escritos de estudiosos sobre o tema. Utilizamos de pesquisas bibliográficas, com análise de seus conteúdos numa perspectiva qualitativa, para entender os processos de organização e o que acontece quando da aprendizagem da Matemática, segundo a Teoria da Aprendizagem Significativa.
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa; Ensino; Matemática
ABSTRACT:
This article intends to discuss meaningful learning in the subject of Mathematics in Elementary Education, in order to understand the issues and important points regarding the (un)successes of teaching and learning in this component, considering the available resources and aiming to comprehend the constructive processes that occur from the beginning of this level of education. To do so, we will delve into the work of Ausubel (1982), along with the writings of scholars on the topic. We conducted bibliographic research, with a qualitative content analysis perspective, to understand the organizational processes and what happens during the learning of Mathematics according to the Theory of Meaningful Learning.
Keywords: Meaningful Learning; Teaching; Mathematics
Comments