top of page

Da evasão no contexto da educação a distância: uma revisão sobre o “pré” e o “pós” pandemia em todos



Da evasão no contexto da educação a distância: uma revisão sobre o “pré” e o “pós” pandemia em todos os níveis educacionais

Avoidance in the context of distance education: a review of the “pre” and “post” pandemic at all educational levels


Silvio Cesar Bello Salgado

Fábio Bello Salgado


Submetido em:25/08/2022

Aprovado em: 25/08/2022

Publicado em: 26/08/2022

DOI: 10.51473/rcmos.v2i2.347


Resumo

A Educação a Distância (EAD) se popularizou ao longo das últimas décadas no contexto do Ensino Superior, mas novos dilemas foram trazidos ao ensino não-presencial a partir de sua adoção “emergencial” no contexto da pandemia de Covid-19, trazendo problemas que se estendem a todos os níveis de ensino, como a evasão educacional, fenômeno no qual alunos abandonam o processo educacional. O presente artigo científico busca analisar o fenômeno da evasão educacional nas perspectivas “pré” e “pós” pandemia, dando ênfase para os fatores que geram tal fenômeno a todos os níveis de ensino, bem como na apresentação de possíveis soluções para a problemática. Os resultados revelaram uma série de fatores que proporcionam a evasão no âmbito da EAD, como a escassez de tempo, necessidade de ingresso no mercado de trabalho, dificuldades na interação com tutores, colegas e com as próprias instituições, dificuldades em lidar com tecnologias, dentre inúmeros outros.

Palavras-chave: Evasão Educacional; Educação a Distância; Fatores e Soluções.


Abstract

Distance Education (Distance Education) has become popular over the last decades in the context of Higher Education, but new dilemmas have been brought to non-face-to-face teaching from its “emergency” adoption in the context of the Covid-19 pandemic, bringing problems that extend to all levels of education, such as educational evasion, a phenomenon in which students abandon the educational process. This scientific article seeks to analyze the phenomenon of educational evasion in the perspectives “pre” and “post” pandemic, emphasizing the factors that generate this phenomenon at all levels of education, as well as on the presentation of possible solutions to the issue. The results revealed a series of factors that provide evasion within the SCOPE of THE, such as scarcity of time, need to enter the labor market, difficulties in interacting with tutors, colleagues and with the institutions themselves, difficulties in dealing with technologies, among many others.

Keywords: Educational Evasion; Distance Education; Factors and Solutions.

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


Los comentarios se han desactivado.
bottom of page