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Educação ambiental com aula de campo visando a conscientização de crianças sobre a preservação


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Educação ambiental com aula de campo visando a conscientização de crianças sobre a preservação florestal e de nascentes no município de Itapira-SP


Environmental education with field classroom aiming to raise children’s awareness about forest and spring preservation in the municipality of Itapira-SP


Anderson Martelli1;

Ariadne Fabiana Rodrigues Alvarenga2;


1. Mestre Ciências Biomédicas pela FHO - Fundação Hermínio Ometto; Biólogo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Itapira-SP.

2. Graduada em Ciências Biológicas Puc-Campinas; Especialização em andamento Engenharia Ambiental – UNINTER; Bióloga da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Itapira-SP.


Submetido em:13/09/2022

Aprovado em: 13/09/2022

Publicado em: 14/09/2022

DOI: 10.51473/rcmos.v2i2.353


Resumo

A afetividade, compreensão e a responsabilidade são valores indispensáveis em um processo e virtudes necessárias para combater nossos paradigmas quanto a preservação ambiental, hoje uma preocupação de toda sociedade. Assim, este artigo objetivou descrever uma ação de Educação Ambiental (EA) com atividades práticas de campo juntamente com crianças e adolescentes matriculadas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município de Itapira-SP. As atividades práticas foram realizadas no Viveiro Municipal localizado na sede da Secretaria de Meio Ambiente e visita monitorada na nascente municipal modelo localizada no Bairro Braz Cavenaghi, do município. Os resultados demonstraram uma excelente interação entre os participantes e as atividades desenvolvidas neste estudo caracterizam ações plausíveis no que diz respeito à sensibilização dos jovens e educadores quanto às ações de preservação das matas ciliares, proteção das nascentes, arborização urbana e sequestro dos gases causadores do efeito estufa, servindo como um elo de participação no conceito de sustentabilidade.

Palavras-chave: Nascente; Viveiro de mudas; Educação ambiental, Itapira-SP.


Abstract

Affection, understanding, and responsibility are essential values ​​in a process and virtues necessary to combat our paradigms regarding environmental preservation, today a concern of the whole society. Thus, this article aimed to describe an Environmental Education (EE) action with practical field activities together with children and adolescents enrolled in the Service of Coexistence and Strengthening of Links in the municipality of Itapira-SP. The practical activities were carried out at the Municipal Nursery located at the headquarters of the Secretary of the Environment and monitored visits at the model municipal spring located in the Braz Cavenaghi neighborhood of the municipality. The results showed an excellent interaction between the participants and the activities developed in this study characterize plausible actions about raising awareness among young people and educators regarding actions to preserve riparian forests, protect springs, urban afforestation and capture the gasses that cause the effect. greenhouse, serving as a link to participate in the concept of sustainability.

Keywords: Nascent; seedling nursery; Environmental education, Itapira-SP.


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