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Educação profissional e tecnológica e a reforma do ensino médio: uma análise da lei 13.415/2017


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Ano III, v.3, ed. 1, jan./ jul. 2023. DOI: 10.51473/ed.al.v3i1.618 | submissão: 28/07/2023 | aceito: 30/07/2023 | publicação: 06/08/2023


Educação profissional e tecnológica e a reforma do ensino médio: uma análise da lei 13.415/2017

Professional and technological education and the reform of secondary education: an analysis of law 13.415/2017


Láudia da Silva Oliveira Góes

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8685-5880


RESUMO

O presente trabalho visa ao longo de seus tópicos promover uma análise da educação profissional e tecnológica aplicada no Brasil, considerando principalmente o processo da reforma do ensino médio, com o objetivo de analisar a educação profissional e tecnológica e a Reforma do Ensino Médio, por meio dos aspectos referentes a implantação dessa política nas escolas públicas, frente ao desafio da formação humana integral. No processo metodológico realizou-se uma revisão de literatura, promovendo uma compreensão dos principais conceitos, assim como mensuração da análise de autores renomados sobre o processo de reforma do ensino médio e a introdução da educação profissional no Brasil. Tendo por base artigos, livros e teses publicados ao longo dos últimos 10 anos. Pode-se concluir que por meio da reforma do ensino médio que ocorre uma valorização ou necessidade de inclusão de uma nova metodologia de ensino nas rotinas educacionais brasileiras.

Palavras-chave: Ensino Médio. Educação profissional. Reforma.


ABSTRACT

The present work aims, throughout its topics, to promote an analysis of professional and technological education applied in Brazil, considering mainly the process of secondary education reform, with the objective of analyzing professional and technological education and the Reform of Secondary Education, through aspects related to the implementation of this policy in public schools, facing the challenge of integral human formation. In the methodological process, a literature review was carried out, promoting an understanding of the main concepts, as well as measuring the analysis of renowned authors on the process of reforming secondary education and the introduction of professional education in Brazil. Based on articles, books and theses published over the last 10 years. It can be concluded that through the reform of secondary education there is an appreciation or need to include a new teaching methodology in Brazilian educational routines.

Keywords: High School. Professional education. Remodeling.

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