top of page

EDUCAÇÃO REMOTA X EDUCAÇÃO PRESENCIAL: ESTRATÉGIAS E PERSPECTIVAS


Certificado_Revista_Cientifica_RCMOScristiane788
.pdf
Download PDF • 635KB
Artigo_RCMOS_Revista_Cientificacristiane788
.pdf
Download PDF • 301KB

Ano III, v.3, ed. 2, set./ dez. 2023. DOI: 10.51473/ed.al.v3i2.788 | submissão: 26/11/2023 | aceito: 28/11/2023 | publicação: 30/11/2023


EDUCAÇÃO REMOTA X EDUCAÇÃO PRESENCIAL: ESTRATÉGIAS E PERSPECTIVAS

REMOTE EDUCATION X PRESENTIAL EDUCATION: STRATEGIES AND PERSPECTIVES


Cristiane Antônia Duarte

Adry Gabrielle Duarte de Almeida

Eliuvomar Cruz da Silva

Laury Vander Leandro de Souza

Nelly Mary Oliveira de Souza

Vanuzia Silva de Assis Holanda


RESUMO


Este artigo apresenta um recorte da Dissertação de Mestrado que tem como temática ATIVIDADE REMOTA X PRESENCIAL: CONSEQUÊNCIAS DAS ATIVIDADES REMOTAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NO PERÍODO DA PANDEMIA NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLA ESTADUAL TENENTE RUFINO EM ATALAIA DO NORTE-AM. Com a popularização da tecnologia digital, experimentamos uma relação sem precedentes entre quantidade, velocidade e métodos de criação e disseminação de informações, alcançando inúmeras trocas, mudanças sociais e culturais, promovendo o surgimento de novas formas de pensar, sentir, agir e viver juntos. A existência dessas tecnologias no cotidiano das pessoas sempre foi um fator de mudança e formação de novos hábitos.Vivemos hoje um grande aumento do fluxo de conteúdos em diversas plataformas digitais e uma grande migração e diferenciação dos meios de comunicação. Este processo se refere a uma transformação cultural à medida em que os professores, os consumidores dessa nossa forma de ensinar, são incentivados a procurar novas informações e criar novas conexões com estes conteúdos de mídias. Diante desse contexto, buscamos neste trabalho, refletir acerca recursos digitais educacionais utilizados na Pandemia do COVID-19, momento que causou alteração nas atividades escolares, conduzindo os educadores à adoção de novos modelos e estratégias didáticas para a prática docente. Em função da Pandemia da Covid -19, os envolvidos na educação, tiveram que, pela necessidade, se apropriar muito rapidamente, de todo um conjunto tecnológico de modo a darem conta da grande responsabilidade em levar o conteúdo pedagógico aos estudantes. A apropriação de tais estratégias para suprir as necessidades do momento pandêmico mostrou grande eficácia que ainda permanecem na prática pedagógica no atual contexto pós-pandemia.

Palavras-chave: Ensino. Metodologias. Pandemia.


RESUMEN


Este artículo presenta un extracto de la Disertación de Maestría cuyo tema es ACTIVIDAD PRESENCIAL X A DISTANCIA: CONSECUENCIAS DE LAS ACTIVIDADES A DISTANCIA EN LA PRÁCTICA PEDAGÓGICA DEL DOCENTE DURANTE EL PERIODO DE PANDEMIA EN LOS PRIMEROS AÑOS DE LA ESCUELA ESTATAL TENENTE RUFINO EN ATALAIA DO NORTE-AM. Con la popularización de la tecnología digital, experimentamos una relación sin precedentes entre cantidad, velocidad y métodos de creación y difusión de información, logrando innumerables intercambios, cambios sociales y culturales, promoviendo el surgimiento de nuevas formas de pensar, sentir, actuar y convivir. La existencia de estas tecnologías en la vida diaria de las personas siempre ha sido un factor de cambio y formación de nuevos hábitos, hoy estamos viviendo un enorme aumento en el flujo de contenidos en diversas plataformas digitales y una gran migración y diferenciación de medios. Este proceso se refiere a una transformación cultural a medida que los docentes, consumidores de nuestra forma de enseñar, son alentados a buscar nueva información y crear nuevas conexiones con este contenido mediático. Ante este contexto, buscamos en este trabajo reflexionar sobre los recursos digitales educativos utilizados en la Pandemia COVID-19, momento que provocó cambios en las actividades escolares, llevando a los educadores a adoptar nuevos modelos y estrategias didácticas para la práctica docente. Debido a la pandemia de Covid-19, los involucrados en la educación tuvieron que, por necesidad, apropiarse muy rápidamente de todo un conjunto tecnológico para poder hacer frente a la gran responsabilidad de acercar contenidos pedagógicos a los estudiantes. La apropiación de tales estrategias para satisfacer las necesidades de la pandemia ha demostrado una gran efectividad, que aún permanece en la práctica pedagógica en el actual contexto pós-pandemia.

Palabras clave: Enseñanza. Metodologías. Pandemia.

.

SUMMARY


This article presents an excerpt from the Master’s Dissertation whose theme is REMOTE X PRESENTIAL ACTIVITY: CONSEQUENCES OF REMOTE ACTIVITIES ON THE TEACHER’S PEDAGOGICAL PRACTICE DURING THE PANDEMIC PERIOD IN THE EARLY YEARS OF THE TENENTE RUFINO STATE SCHOOL IN ATALAIA DO NORTE-AM. With the popularization of digital technology, we experience an unprecedented relationship between quantity, speed and methods of creating and disseminating information, achieving countless exchanges, social and cultural changes, promoting the emergence of new ways of thinking, feeling, acting and living together. The existence of these technologies in people’s daily lives has always been a factor of change and the formation of new habits. Today we are experiencing a huge increase in the flow of content on various digital platforms and a great migration and differentiation of media. This process refers to a cultural transformation as teachers, consumers of our way of teaching, are encouraged to seek new information and create new connections with this media content. Given this context, we seek in this work to reflect on educational digital resources used in the COVID-19 Pandemic, a moment that caused changes in school activities, leading educators to adopt new models and teaching strategies for teaching practice. Due to the Covid-19 Pandemic, those involved in education had to, by necessity, very quickly appropriate an entire technological set in order to be able to handle the great responsibility of bringing pedagogical content to students. The appropriation of such strategies to meet the needs of the pandemic has shown great effectiveness, which still remains in pedagogical practice in the current post-pandemic context.


Keywords: Teaching. Methodologies. Pandemic.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page