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Ensino de matemática e inclusão de pessoas com deficiência visual


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Ensino de matemática e inclusão de pessoas com deficiência visual

Teaching mathematics and inclusion of visually impaired people


Marcos Rallo Brancalion


Submetido em: 20/01/2023

Aprovado em: 21/01/2023

Publicado em: 25/01/2023

DOI 10.51473/ed.al.v3i1.475


RESUMO

O presente trabalho discute o processo de inclusão de alunos com deficiência visual em salas de aula regulares, em especial, para o ensino de Matemática. Objetivo: refletir sobre a importância da capacitação do docente para o ensino da matemática a alunos com deficiência visual total ou parcial a fim de garantir a inclusão escolar. Metodologia: Trata-se de estudo de revisão bibliográfica, cujo levantamento da produção científica foi realizado em teses e dissertações publicados em língua portuguesa sem período definido. As pesquisas foram realizadas na base de dados da Scielo e no Domínio Público. No que tange a análise de dados, primeiramente selecionou-se o material bibliográfico a partir dos parâmetros previamente estabelecidos. A próxima etapa consistiu na análise dessas informações, considerando, principalmente o conteúdo das afirmações contidas nos textos selecionados. Os dados foram analisados com base em procedimentos qualitativos no qual foi possível compor uma análise explicativa. Resultados e discussões: Apesar da escassez de materiais encontrados na literatura acerca do tema, afirmam a importância da capacitação de professores para o ensino de matemática a deficientes visuais e ressaltam a necessidade do desenvolvimento de pesquisas, que contribuam para a formação dos docentes de matemática, visando a capacitação destes para ensinar um aluno com deficiência visual em sua sala de aula. Considerações finais: Há que se ter um olhar humanizado às reais necessidades de todos os alunos, em todos os níveis da educação, a fim de que os participantes do processo ensino-aprendizagem estejam imbuídos do mesmo espírito: a construção e o desenvolvimento do ser humano.

Palavras-chave: Inclusão – deficiência visual – Matemática - formação


ABSTRACT

This paper discusses the process of inclusion of students with visual disabilities in regular classrooms, for the teaching of Mathematics. Objective: To reflect on the importance of teacher training for teaching mathematics to students with full or partial visual impairment in order to ensure school inclusion. Methodology: This is bibliographic review, whose scientific production survey was conducted of published theses and dissertations in English without a defined period. The surveys were conducted in the database Scielo and the Public Domain. Regarding data analysis, first you selected the bibliographic material from the previously established parameters. The next step was the analysis of this information, considering mainly the content of the statements contained in the selected texts. The data were analyzed based on qualitative procedures in which it was possible to write an explanatory analysis. Results and discussion: Despite the shortage of materials found in the literature on the subject, affirm the importance of teacher training for the teaching of mathematics to visually impaired and underscore the need for further research, to contribute to the training of mathematics teachers, aimed at training these to teach a student with visual impairment in their classroom. Final Thoughts: It is necessary to have a humanized look to the real needs of all students, at all levels of education, so that the participants in the teaching-learning process are imbued with the same spirit: the construction and development of the human being.

Key words: Inclusion - visual impairment - Mathematics – training


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