top of page

ESCOLA INTERCULTURAL: A INTERCULTURALIDADE NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS INDÍGENAS

Ano III, v.3, ed. 1, jan./ jul. 2023. DOI: 10.51473/ed.al.v3i1.610 | submissão: 29/07/2023 | aceito: 30/07/2023 | publicação: 05/08/2023



610_laury_rcmos
.pdf
Fazer download de PDF • 269KB

ESCOLA INTERCULTURAL: A INTERCULTURALIDADE NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS INDÍGENAS

INTERCULTURAL SCHOOL: INTERCULTURALITY IN THE CURRICULUM OF INDIGENOUS SCHOOLS


1 Eliuvomar Cruz da Silva

2 Laury Vander Leandro de Souza

3 Maria Francisca Nunes de Souza

4 Neli Brito Moreira

5 Nelly Mary Oliveira de Souza

6 Jennyfer de Souza Arancívia


RESUMO

Este artigo é um recorte do aporte teórico que fundamenta a Tese de Doutorado que investiga a EDUCAÇÃO SUPERIOR: A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES INDÍGENAS NO CURSO DE PEDAGOGIA – PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR), NO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DO IÇÁ – AMAZONAS. O estudo mostra que abordar o princípio da interculturalidade implica uma compreensão da cultura e suas diferentes concepções. Somos uma sociedade multiétnica e plural e isso implica uma diversidade de culturas. A concepção reducionista acabou hierarquizando as culturas ao pensar nelas em um processo evolutivo, como se uma cultura tivesse que evoluir para chegar ao nível de outra. Assim, por muito tempo se entendeu que havia uma cultura superior e outras culturas inferiores que deveriam ter chegado a ela. Nesse caso, a cultura entendida como culta foi a cultura da Europa Ocidental e suas expressões se deram por meio da arte, da música, da dança, de sua língua, de sua religião.

Palavras-chave: Interculturalidade. Currículo. Escolas Indígenas.


RESUMEN

Este artículo es un extracto de la contribución teórica que subyace a la Tesis Doctoral que investiga LA EDUCACIÓN SUPERIOR: LA FORMACIÓN DE PROFESORES INDÍGENAS EN EL CURSO DE PEDAGOGÍA – PROGRAMA NACIONAL DE FORMACIÓN DE PROFESORES DE EDUCACIÓN BÁSICA (PARFOR), EN EL MUNICIPIO DE SANTO ANTÔNIO DO IÇA – AMAZONAS. El estudio muestra que abordar el principio de interculturalidad implica comprender la cultura y sus diferentes concepciones. Somos una sociedad multiétnica y plural y esto implica una diversidad de culturas. La concepción reduccionista terminó por jerarquizar las culturas al pensarlas en un proceso evolutivo, como si una cultura tuviera que evolucionar para alcanzar el nivel de otra. Así, durante mucho tiempo se entendió que había una cultura superior y otras culturas inferiores que debían llegar a ella. En este caso, la cultura entendida como culta era la cultura de Europa Occidental y sus expresiones se daban a través del arte, la música, la danza, su lengua, su religión.

Palabras clave: Interculturalidad. Plan de estudios. Escuelas Indígenas

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page