top of page

Estratégias metodológicas no Ensino de Genética: da gamificação a bioinformática

Ano III, v.3, ed. 2, set./ dez. 2023. DOI: 10.51473/ed.al.v3i2.715 | submissão: 12/09/2023 | aceito: 13/09/2023 | publicação: 15/09/2023


715_dalton_rcmos
.pdf
Download PDF • 889KB
certificado_715_mayse
.pdf
Download PDF • 983KB
certificado_715_douglas
.pdf
Download PDF • 983KB
certificado_715_delma
.pdf
Download PDF • 983KB
certificado_715_dalton
.pdf
Download PDF • 983KB

Estratégias metodológicas no Ensino de Genética: da gamificação a bioinformática

Methodological strategies in Genetics Teaching: from gamification to bioinformatics


Douglas Alves Silva – Universidade Estadual de Alagoas

Dalton Ferreira Matos – Universidade Estadual de Alagoas

Mayse da Silva Fagundes – Universidade Federal de Sergipe

Delma Holanda de Almeida – Universidade Estadual de Alagoas


RESUMO: A biologia envolve diversas áreas do conhecimento, sendo considerada uma área multidisciplinar, estudando a vida nos mais diversos âmbitos, como é o caso da genética, esfera da biologia que estuda os mecanismos da hereditariedade, buscando compreender as características fenotípicas dos seres vivos ao longo das gerações. Diante disso, o ensino de genética é considerado desafiador, possuindo uma diversidade de conceitos relacionados à área, dificultando o aprendizado dos alunos. Diante as dificuldades existentes no ensino de genética, o objetivo desse estudo é realizar uma revisão de literatura, com ênfase em metodologias ativas, gamificação e a bioinformática como uma alternativa que consiga suprir essas dificuldades existentes. Diante do que foi levantado, é notório que a genética é considerada uma área de suma importância para a sociedade, pois é bastante discutida, no entanto, os alunos ainda possuem grandes dificuldades, necessitando-se, dessa forma, que os educadores inovem em diferentes metodologias nas aulas, como é o caso das metodologias ativas que possuem uma gama de métodos que podem ser utilizados no ensino aprendizagem dos alunos. Em especial, a gamificação é um desses métodos que poderá despertar o interesse dos alunos em genética, pois essa metodologia utiliza o conceito de jogos e por isso é um método promissor, pois os games fazem parte da vida dos jovens. Além disso, outra ferramenta que poderá ser utilizada para potencializar o ensino de genética são as ferramentas de bioinformática, que poderá auxiliar os alunos em conteúdo mais complexos, pois a bioinformática trabalha diretamente com conceitos que fazem parte da genética.

Palavras-chave: Ensino; Metodologias ativas; Bioinformática.


ABSTRACT: Biology involves several areas of knowledge, being considered a multidisciplinary area, studying life in the most diverse areas, such as genetics, a sphere of biology that studies the mechanisms of heredity, seeking to understand the phenotypic characteristics of living beings throughout the ages generations. In view of this, the teaching of genetics is considered challenging, having a diversity of concepts related to the area, making it difficult for students to learn. Given the existing difficulties in teaching genetics, the objective of this study is to carry out a literature review, with emphasis on active methodologies, gamification and bioinformatics as an alternative that can overcome these existing difficulties. Given what was raised, it is clear that genetics is considered an area of paramount importance for society, as it is widely discussed, however, students still have great difficulties, requiring, therefore, that educators innovate in different ways. Methodologies in classes, as is the case of active methodologies that have a range of methods that can be used in the teaching and learning of students. In particular, gamification is one of those methods that could arouse students’ interest in genetics, as this methodology uses the concept of games and is therefore a promising method, as games are part of young people’s lives. In addition, another tool that can be used to enhance the teaching of genetics are the bioinformatics tools, which can help students in more complex content, as bioinformatics works directly with concepts that are part of genetics.

Keywords: Teaching; Active methodologies; Bioinformatics

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page