Ano III, v.3, ed. 2, set./ dez. 2023. DOI: 10.51473/ed.al.v3i2.726 | submissão: 22/09/2023 | aceito: 23/09/2023 | publicação: 30/09/2023
EXPERIMENTO DIDÁTICO DESENVOLVIDO PARA EXPLICAR A ABSORÇÃO TÉRMICA
DIDACTIC EXPERIMENT DEVELOPED TO EXPLAIN THERMAL ABSORPTION
Oliveira, Marcos K. L. – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Gomes, Paola A. - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
RESUMO:
Esse artigo foi desenvolvido com o objetivo de fornecer uma ferramenta didática para explicar o fenômeno da radiação térmica para estudantes do ensino médio. Essa ferramenta trata-se de um modelo experimental simples e de baixo custo onde o estudante observará o fenômeno e a partir disso conseguirá compreender como a radiação térmica está presente em nosso cotidiano ao associá-la a outras experiências pessoais. Reproduzindo tal atividade, conseguimos introduzir uma aplicação de absorção térmica simples e divertida para que todos possam observar e participar de uma forma técnica e científica, buscando sempre a melhor forma de explica-la, de uma maneira pratica.
Palavras-chave: Radiação; térmica; absorção; experimento; ensino.
ABSTRACT:
This article was developed with the aim of providing a teaching tool to explain the phenomenon of thermal radiation to high school students. This tool is a simple and low-cost experimental model where the student will observe the phenomenon and from there will be able to understand how thermal radiation is present in our daily lives by associating it with other personal experiences. By reproducing this activity, we were able to introduce a simple and fun application of thermal absorption so that everyone can observe and participate in a technical and scientific way, always looking for the best way to explain it, in a practical way.
Keywords: Radiation; thermal; absorption; experiment; teaching.
Comments