Ano III, v.3, ed. 1, jan./ jul. 2023. DOI: 10.51473/ed.al.v3i1.585 | submissão: 13/07/2023 | aceito: 14/07/2023 | publicação: 21/07/2023
GESTÃO ESCOLAR E TECNOLOGIAS DE ACESSIBILIDADE PARA ALUNOS ESPECIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
BELTO KLESIO FURTADO DE SOUZA
RESUMO
O presente artigo científico que tem como temática as tecnologias de informação e comunicação e suas contribuições para a inclusão de pessoas com deficiência no ensino fundamental, visa contribuir e ao mesmo tempo informar ao leitor sobre o panorama político atual brasileiro no que se refere à educação dos portadores de deficiência e sua inserção no ambiente escolar. Isso se deve no fato de nosso país muitos desses direitos terem sidos violados pelo poder público que nada fi zeram ou fazem para mudar o cenário de abandono que nossos jovens e adultos encontram pelo caminho para terem um pouco de respeito e cidadania. Neste contexto é inconcebível que em nosso país, em plena era da comunicação instantânea e das tecnologias digitais, quebrando barreiras físicas ultrapassando as fronteiras do conhecimento, ainda não se atentou para a questão dos deficientes, pois tais recursos tecnológicos podem ajudá-los facilitando o trabalho do professor em sala de aula que muitas vezes encontra-se sem preparo para lidar com alunos especiais, pois os mesmo podem otimizar o processo de ensino-aprendizagem dos portadores de necessidades, contribuindo satisfatoriamente para seu desempenho escolar.
Palavras-chave: Direitos Humanos, Educação Inclusiva, Gestão Escolar, Tecnologia.
ABSTRACT
This scientifi c paper which is the theme of information and communication technologies and their contributions to the inclusion of people with disabilities in fundamental education, and aims to contribute both inform the reader about the current Brazilian political landscape in terms of education with disabilities and their integration into the school environment, since in our country many of these rights have been violated by the government did nothing to change or make the scenario of abandonment that our young people and adults find the way to have a little respect and citizenship. In this context it is inconceivable that in our country in the era of instant communication and digital technologies, breaking physical barriers beyond the frontiers of knowledge, not yet looked at the issue of disabled people, such as technological resource can help them facilitate the work of Professor classroom that often is unprepared to deal with special students, because it can optimize the process of teaching and learning of people with disabilities, contributing to the satisfaction of Their school performance.
Keywords: Human Rights; Inclusive Education; School Management; Technology.
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