top of page

INVESTIGAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO ATRAVÉS DE VÍDEOS NO YOUTUBE COMO METODOLOGIA PARA MELHORAR A...


725_Oliveira_rcmos
.pdf
Fazer download de PDF • 288KB
certificado_725_gomes
.pdf
Fazer download de PDF • 975KB
certificado_725_oliveira
.pdf
Fazer download de PDF • 976KB

Ano III, v.3, ed. 2, set./ dez. 2023. DOI: 10.51473/ed.al.v3i2.725 | submissão: 22/09/2023 | aceito: 23/09/2023 | publicação: 30/09/2023


INVESTIGAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO ATRAVÉS DE VÍDEOS NO YOUTUBE COMO METODOLOGIA PARA MELHORAR A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES NA ÁREA DE FÍSICA

INVESTIGATION OF EXPERIMENTATION THROUGH YOUTUBE VIDEOS AS A METHODOLOGY TO IMPROVE STUDENTS’ LEARNING IN THE FIELD OF PHYSICS


Oliveira, Marcos K. L. – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Gomes, Paola A. - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)


RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo investigar uma metodologia baseada na análise de vídeos de experimentos reais que mostrem com detalhes os fatos ocorridos para propiciar uma observação criteriosa dos estudantes. Debatendo criticamente a atividade experimental através da utilização de vídeos, que serão produzidos neste trabalho, como possibilidade, real, para situações do ensino de Física. A coleta de dados será realizada por meio de questionários tendo questões de cunho discursivo que comparem o ensino de Física sem a ferramenta audiovisual e com a ferramenta, como também, dará suporte para a investigação do quão significativo será esse aprendizado e por fim se é viável, do ponto de vista tecnológico, a sua utilização durante as aulas. O recurso audiovisual de forma geral deve ser uma grande ferramenta para o ensino de Física, por que, motiva e dá a possibilidade da investigação, aguça nos estudantes questões a respeito do que está acontecendo e a busca por respostas, criando hipóteses e testando-as. A atividade experimental através de vídeos se mostra plausível, levando em conta que a experimentação na escolas estão atreladas: (i) a falta de espaço físico, (i) a falta de recursos e tempo para elaboração e (iii) até mesmo os perigos que alguns experimentos têm.

Palavras-chave: Ensino, Física, experimento, vídeo, aprendizagem.


ABSTRACT:

This work aims to investigate a methodology based on the analysis of videos of real experiments that show in detail the events that occurred to provide careful observation by students. Critically debating the experimental activity through the use of videos, which will be produced in this work, as a real possibility for Physics teaching situations. Data collection will be carried out through questionnaires with discursive questions that compare the teaching of Physics without the audiovisual tool and with the tool, as well as providing support for the investigation of how significant this learning will be and finally whether it is viable , from a technological point of view, its use during classes. The audiovisual resource in general should be a great tool for teaching Physics, because it motivates and gives the possibility of investigation, raises questions in students about what is happening and the search for answers, creating hypotheses and testing them. Experimental activity through videos appears plausible, taking into account that experimentation in schools is linked to: (i) the lack of physical space, (i) the lack of resources and time for elaboration and (iii) even the dangers that some experiments have.

Keywords: Teaching, Physics, experiment, video, learning.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page