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Movimento hip hop: a busca da equidade através do ritmo e poesia na cidade de Vitória da Conquista

Movimento hip hop: a busca da equidade através do ritmo e poesia na cidade de Vitória da Conquista

Hip hop movement: the pursuit of equity through rhythm and poetry in the city of Vitória da Conquista

Natalia Silva Santos

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Submetido em:12/11/2022

Aprovado em: 13/11/2022

Publicado em: 16/11/2022

DOI: 10.51473/rcmos.v2i2.400

RESUMO

O movimento hip hop é mais que uma expressão musical, é um dispositivo de luta e busca da integralidade. O processo educacional não se sintetiza apenas na educação escolar, realizada na escola propriamente dita. Existe modelos de aprendizagens e produção de saberes em outros espaços, aqui denominados de educação não formal. Portanto, trabalha-se com uma concepção ampla de educação. Um dos exemplos de outros espaços educativos é a participação social no movimento hip hop e ações coletivas do rap, o que gera aprendizagens e saberes. Há um caráter educativo nas práticas que se desenrolam no ato de participar, tanto para os membros da sociedade civil, como para a sociedade mais geral, e também para os órgãos públicos envolvidos, quando estão presentes. Este trabalho tem como finalidade demonstrar a importância do movimento hip hop no que tange os aspectos de visibilidade, consciência e empoderamento de jovens negros e pobres na cidade de Vitória da Conquista e Região.

Palavras-chave: Cultura Hip Hop. Educação Social. Movimento de Rua.


ABSTRACT

The hip hop movement is more than a musical expression, it is a device of struggle and search for integrality. The educational process is not only synthesized in school education, carried out in the school itself. There are models of learning and knowledge production in other spaces, here called non-formal education. Therefore, we work with a broad conception of education. One of the examples of other educational spaces is the social participation in the hip hop movement and collective actions of rap, which generates learning and knowledge. There is an educational character in the practices that take place in the act of participating, both for members of civil society and for society at large, and also for the public bodies involved, when they are present. This work aims to demonstrate the importance of the hip hop movement in terms of visibility, awareness and empowerment of black and poor young people in the city of Vitória da Conquista and Region.

Keywords: Hip Hop Culture. Social Education. Street Movement.


RESUMEN

El movimiento hip hop es más que una expresión musical, es un dispositivo de lucha y búsqueda de la integralidad. El proceso educativo no sólo se sintetiza en la educación escolar, se lleva a cabo en la propia escuela. Hay modelos de aprendizaje y producción de conocimiento en otros espacios, aquí llamados educación no formal. Por ello, trabajamos con una concepción amplia de la educación. Uno de los ejemplos de otros espacios educativos es la participación social en el movimiento hip hop y acciones colectivas de rap, que genera aprendizaje y conocimiento. Hay un carácter educativo en las prácticas que se desarrollan en el acto de participar, tanto para los miembros de la sociedad civil como para la sociedad en general, y también para los organismos públicos involucrados, cuando están presentes. Este trabajo tiene como objetivo demostrar la importancia del movimiento hip hop en términos de visibilidad, sensibilización y empoderamiento de jóvenes negros y pobres en la ciudad de Vitória da Conquista y Región.

Palabras clave: Cultura Hip Hop. Educación Social. Movimiento Callejero.

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