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NATIVOS E MIGRANTES DIGITAIS: O DOMÍNIO TECNOLÓGICO NA FORMAÇÃO DAS GERAÇÕES FUTURAS


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Ano III, v.3, ed. 1, jan./ jul. 2023. DOI: 10.51473/ed.al.v3i1.592 | submissão: 14/07/2023 | aceito: 15/07/2023 | publicação: 19/07/2023


NATIVOS E MIGRANTES DIGITAIS: O DOMÍNIO TECNOLÓGICO NA FORMAÇÃO DAS GERAÇÕES FUTURAS

DIGITAL NATIVES AND MIGRANTS: THE TECHNOLOGICAL DOMAIN IN THE TRAINING OF FUTURE GENERATIONS


José Carlos Guimarães Junior

Redjane Laura Guimarães de Campos

Adilson Gomes de campos.

Maria Amelia dos Santos Peres

Hilton Giovani Neves

Isidro José Bezerra Maciel Fortaleza do Nascimento

Hellyegenes de Oliveira

Eryck Dieb Souza

Alexsander Pippus Ferreira


Resumo

A contemporânea tecnologia da informação impõe a reformulação das rotinas escolares voltadas a otimização da performance discente, docente e institucional e, concomitantemente, a elaboração e alinhamento de estratégias pedagógicas e curriculares moldadas às plataformas Web 3.0, que possibilitam interações virtuais coletivas síncronas e assíncronas e o emprego de ferramentas cognitivas como, por exemplo, as inteligências artificiais generativas. Tal cenário revela-se natural à geração contemporânea de discentes, dita nativa digital, enquanto pode obstar as relações, interações, currículos e desempenho didático pedagógico da geração de docentes que lhe antecede, esta migrante digital. Este estudo se propõe a investigar a forma como as tecnologias estão sendo aplicadas nas instituições de ensino e quais são suas contribuições pedagógica e curriculares. Como suporte para a revisão bibliográfica e construção teórica deste estudo, utilizou-se Google Acadêmico, Biblioteca Digital e Periódicos da Universitários. Adicionalmente, outras bases de dados, livros, monografias e artigos de periódicos online também foram explorados. Por fi m, este artigo fundamente a urgência dos atores educacionais dominarem as novas tecnologias que irrompem nos espaços de ensino, considerando que diversas atividades antes realizadas em modalidades não-virtuais passam a ocorrer em ambientes digitais, habitat nativo das gerações futuras.

Palavras-chave: Educação; Docência; Tecnologia da Informação; Novas tecnologias; Novas metodologias.


Abstract

Contemporary information technology requires the reformulation of school routines aimed at optimizing student, teacher, and institutional performance. Concurrently, it necessitates the development and alignment of pedagogical and curricular strategies shaped by Web 3.0 platforms, which enable collective synchronous and asynchronous virtual interactions and the use of cognitive tools such as generative artificial intelligences. Such a scenario is natural for the contemporary generation of students, known as digital natives, while it can hinder the relationships, interactions, curricula, and didactic pedagogical performance of the preceding generation of teachers, referred to as digital migrants. This study aims to investigate how technologies are being applied in educational institutions and what their pedagogical and curricular contributions are. Google Scholar, Digital Library, and University Periodicals were used as support for the literature review and theoretical construction of this study. Additionally, other databases, books, theses, and articles from online journals were also explored. Finally, this article underscores the urgency for educational actors to master the new technologies that are emerging in educational spaces, considering that various activities previously carried out in non-virtual modalities are now taking place in digital environments, the native habitat of future generations.

Keywords: Education; Teaching; Information Technology; New Technologies; New Methodologie

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