O brincar como ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento da criança na educação infantil
Playing as a child’s learning and development tool in early children’s education
Katiane de Mendonça Gondim
http://lattes.cnpq.br/6016647449000869
Maria Moreira de Gois
http://lattes.cnpq.br/7795639672534713
Keyna Kellya Firmino Segundo
https://lattes.cnpq.br/1735196053270036
Francisca Emanuela Forte Oliveira
http://lattes.cnpq.br/7614848020299518
João Ananias de Sousa Marques
https://lattes.cnpq.br/8326550620917673
Submetido em: 29/03/2023
Aprovado em: 30/03/2023
Publicado em: 11/04/2023
DOI: 10.51473/ed.al.v3i1.505
RESUMO
O presente estudo tem por objetivo identificar a importância da utilização do lúdico na aprendizagem das crianças da educação infantil e como os professores conduzem tais práticas como ferramenta para desenvolver a aprendizagem. O trabalho se justifica por conta de que o lúdico na educação infantil tem sido um dos instrumentos utilizados para estimular e transformar a assimilação do conhecimento em um processo prazeroso e divertido, promovendo uma aprendizagem significativa para a criança poder conhecer, compreender e construir seus conhecimentos tornando-se cidadão desse mundo, sendo capaz de exercer cidadania com dignidade e competência. O presente trabalho intenciona, por meio de questionário aplicado, explanar a respeito desta temática tão importante para o desenvolvimento da criança. O trabalho trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa, objetivando responder ao seguinte problema de pesquisa: o brincar pode ser usado como ferramenta de aprendizagem para o desenvolvimento da educação infantil? O objetivo geral do trabalho é o de discutir acerca do brincar como ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil. Como objetivos específicos temos: apresentar a visão dos docentes acerca do brincar; identificar como o brincar é utilizado pelos docentes e debater sobre a importância que essa prática possui para o desenvolvimento do aluno segundo a visão dos professores entrevistados. O trabalho possui um breve referencial teórico, seguido da metodologia adotada na pesquisa e da apresentação dos dados aferidos.
PALAVRAS-CHAVE: Lúdico. Educação infantil. Brincadeiras.
ABSTRACT
This study aims to identify the importance of using playful activities in the learning of children in kindergarten and how teachers conduct such practices as a tool to develop learning. The work is justified by the fact that the ludic in early childhood education has been one of the instruments used to stimulate and transform the assimilation of knowledge into a pleasant and fun process, promoting meaningful learning for the child to be able to know, understand and build their knowledge making become a citizen of this world, being able to exercise citizenship with dignity and competence. The present work intends, through an applied questionnaire, to explain about this theme that is so important for the development of the child. The work is a qualitative field research, aiming to answer the following research problem: can play be used as a learning tool for the development of early childhood education? The general objective of the work is to discuss about playing as a tool for learning and development in early childhood education. As specific objectives we have: to present the teachers’ view about playing; identify how playing is used by teachers and discuss the importance that this practice has for student development according to the interviewed teachers’ point of view. The work has a brief theoretical reference, followed by the methodology adopted in the research and the presentation of the measured data.
KEYWORDS: Ludic. Child education. Jokes.
Comments