top of page

O computador nas aulas de matemática: concepções e práticas pedagógicas na ótica do professor

O computador nas aulas de matemática: concepções e práticas pedagógicas na ótica do professor

The computer in mathematics classes: pedagogical conceptions and practices from the teacher's perspective


Marcos Antonio da Conceição Silva[1]


Submetido em: 20/12/2022

Aprovado em: 21/12/2022

Publicado em: 25/12/2022

DOI: 10.51473/rcmos.v2i2.462


Resumo

O antigo quadro-negro é um importante recurso pedagógico, sobretudo para o professor de Matemática, que o utiliza para promover a interação com os alunos e os conteúdos trabalhados, seja demonstrando um teorema ou apresentando soluções para diversas questões de exercícios, porém, seu uso fica limitado para ampliação dessas abordagens em situações matemáticas. A evolução tecnológica disponibiliza aos professores potenciais possibilidades e novas estratégias com o uso dos computadores e devem ser devidamente explorados para alcançar os melhores resultados na sua pratica pedagógica, isso requer do professor não apenas competências informáticas, mas também a capacidade na tomada de decisões; seja no planejamento de atividades, e/ou na sua respectiva execução em sala de aula, e, ainda, na reação adequada frente a situações imprevisíveis que podem ocorrer durante a exploração de tarefas dos alunos nas atividades matemáticas no computador. Ainda existe um ineditismo em abordar este tema, haja visto, que os docentes mais antigos ainda vivem um momento de adaptação e transformação de suas aulas, pois a necessidade constante do contato com a tecnologia e com os recursos disponíveis, o que proporcionou um novo olhar sobre a formação inicial. Assim, esta abordagem pretende não encerrar, mas contribuir com discussões pela urgência e importância de reflexões acerca das concepções que os professores já tem, bem como para a necessidade de afirmar ou desmistifica-las rompendo com ciclos viciosos, experiências ou dificuldades negativas sobre o tema em questão. O objetivo deste artigo é analisar aspectos sobre o computador nas aulas de matemática e as concepções e práticas pedagógicas na ótica do professor, por meio de uma revisão de literatura.

Palavras-chave: Educação, Computador, Aulas de Matemática, Práticas Pedagógicas


Abstract

The old blackboard is an important pedagogical resource, especially for the Mathematics teacher, who uses it to promote interaction with students and the contents worked on, whether demonstrating a theorem or presenting solutions to various exercise questions, however, its use is limited to extending these approaches into mathematical situations. Technological evolution makes potential possibilities and new strategies available to teachers with the use of computers and must be duly explored to achieve the best results in their pedagogical practice. either in the planning of activities, and/or in their respective execution in the classroom, and also in the adequate reaction to unpredictable situations that may occur during the exploration of students' tasks in mathematical activities on the computer. There is still a uniqueness in approaching this theme, given that older teachers are still experiencing a moment of adaptation and transformation of their classes, as the constant need for contact with technology and available resources, which provided a new look about initial training. Thus, this approach does not intend to close, but to contribute to discussions due to the urgency and importance of reflections about the conceptions that teachers already have, as well as the need to affirm or demystify them, breaking with vicious cycles, negative experiences or difficulties about the topic in question. The objective of this article is to analyze aspects about the computer in mathematics classes and the pedagogical concepts and practices from the teacher's perspective, through a literature review.

Keywords: Education, Computer, Mathematics Classes, Pedagogical Practices.

[1] Doctorado en Educación. Universidad Columbia Del Paraguay . E-mail: marcanto_marcanto@hotmail.com

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page