COMO CITAR: BATISTA, Janilson Ribeiro; PEREIRA, Paulo Roberto Barbosa. O ensino da arte na educação, a primeira oportunidade do talento. RCMOS – Revista Científica Multidisciplinar O Saber. São Paulo, ano II, v.2, ed. 2, jul./dez. 2022. DOI: 10.51473/rcmos.v2i2.324.
O ensino da arte na educação, a primeira oportunidade do talento
The teaching of art in education, the first opportunity of talent
Janilson Ribeiro Batista
Dr. Paulo Roberto Barbosa Pereira
Submetido em: 10/07/2022
Aprovado em: 10/07/2022
Publicado em: 12/07/2022
DOI: 10.51473/rcmos.v2i2.324
Resumo
Neste artigo, argumentamos que, para que o estudo da Educação na disciplina de Artes continue avançando, devemos delinear os efeitos de formas particulares de educação artística, oferecidas em determinados contextos, em domínios específicos do desenvolvimento socioemocional das crianças. Explicamos por que formular hipóteses precisas sobre os efeitos da educação artística no desenvolvimento socioemocional das crianças requer uma definição diferenciada de cada ementa do ano letivo ou atividade de educação artística em questão, bem como uma consideração dos contextos imediatos e mais amplos em que a série do (a) aluno (a) ou atividade ocorre. Em seguida, existem muitos exemplos de programas e atividades correlatas ao Ensino das Artes alcançando crianças, dando assim dentro deste artigo, as considerações que permitam o refinamento de hipóteses sobre o impacto da educação artística no desenvolvimento socioemocional das crianças.
Palavras-chave: Educação Artística – Crianças – Desenvolvimento
ABSTRACT
In this article, we argue that, for the study of Education in the Arts discipline to continue advancing, we must outline the effects of forms of arts education, offered in certain contexts, on specific domains of children's socio-emotional development. We explain why formulating precise hypotheses about the effects of arts education on children's socio-emotional development requires a differentiated definition of each menu of the academic year or arts education activity in question, as well as a consideration of the immediate and broader contexts in which the grade of the (a) student or activity takes place. Then, there are many examples of programs and activities related to Arts Education reaching children, thus giving, within this article, the considerations that allow the refinement of hypotheses about the impact of arts education on children's socio-emotional development.
Keywords: Arts Education – Children – Development