top of page

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO REMOTO¹


550_cristiano_rcmos
.pdf
Download PDF • 307KB

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO REMOTO


RESUMO

O objetivo deste trabalho é destacar os desafios enfrentados pela Educação Física no ensino remoto. Esta disciplina é fundamental para a formação de indivíduos críticos, capazes de desenvolver suas habilidades motoras e psicomotoras, e interagir com o mundo ao seu redor. No entanto, no contexto do ensino remoto, a Educação Física enfrenta novos obstáculos que dificultam a sua efetividade. Para enfatizar a importância da Educação Física no processo de ensino-aprendizagem em tempos de ensino remoto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa que ressaltou os benefícios desta disciplina para o Ensino. Neste sentido, destaca-se a importância da Educação Física e a inclusão de temas transversais para a construção de uma sociedade fundamentada no respeito mútuo, sem qualquer tipo de distinção ou discriminação. Diante disso, é necessário que a sociedade se empenhe em minimizar e solucionar os desafios impostos pela Educação Física no ensino remoto, de forma a garantir que esta disciplina continue a contribuir para a formação de indivíduos críticos e reflexivos, capazes de desenvolver suas habilidades motoras e psicomotoras, mesmo em contextos virtuais. Em suma, este trabalho aponta os desafios enfrentados pela Educação Física no ensino remoto e destaca a importância da inclusão de temas transversais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Palavras-chave: Ensino Remoto. Educação Física. Desafios.


ABSTRACT

The objective of this work is to highlight the challenges faced by Physical Education in remote teaching. This discipline is fundamental for the formation of critical individuals, capable of developing their motor and psychomotor skills, and interacting with the world around them. However, in the context of remote teaching, Physical Education faces new obstacles that hinder its effectiveness. To emphasize the importance of Physical Education in the teaching-learning process in times of remote teaching, a qualitative bibliographical research was carried out that highlighted the benefits of this discipline for Teaching. In this sense, the importance of Physical Education and the inclusion of cross-cutting themes for building a society based on mutual respect, without any kind of distinction or discrimination, is highlighted. In view of this, it is necessary for society to strive to minimize and solve the challenges imposed by Physical Education in remote teaching, in order to guarantee that this discipline continues to contribute to the formation of critical and reflective individuals, capable of developing their motor skills and psychomotor skills, even in virtual contexts. In short, this work points out the challenges faced by Physical Education in remote teaching and highlights the importance of including cross-cutting themes for the construction of a more just and egalitarian society.

Keywords: Remote Learning. Physical education. Challenges.


Autores: Fábio Aristides de Almeida, Anderson Moraes Cardoso, Hugo Anael Gomes Bicca, Gabriel de Paula Lima, Pamela Georg, Orvandil Colares Jardim, Denize Bathaglini Guerra, Roberto Ferreira Junior, Jeferson Ferreira Pinto


FOI ACEITO PELA RCMOS – REVISTA CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINAR O SABER, ISSN. 2675-9128, PARA PUBLICAÇÃO, ano III,  v.3, ed. 1, jan./ jul. 2023. DOI: 10.51473/ed.al.v3i1.550 (PORTUGUÊS). VERSÕES EM: ESPANHOL e INGLÊS.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page