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Os desafios das práticas pedagógicas diante da alfabetização e letramento na educação infantil


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Os desafios das práticas pedagógicas diante da alfabetização e letramento na educação infantil

The challenges of pedagogical practices in the face of literacy and literacy in early childhood education


Dayana Silva Almeida Moraes dos Santos

Tatiana Aguiar Souza


Submetido em: 19/01/2023

Aprovado em: 19/01/2023

Publicado em: 20/01/2023

DOI 10.51473/ed.al.v3i1.471


RESUMO

O presente trabalho tem objetivo esclarecer o que é alfabetização e quais as formas de o aluno adquirir conhecimento adequado para seu crescimento. Contextualizar as sequências didáticas de modo a torná-las mais significativa e compreensível para as crianças abordagem metodológica utilizada foi de pesquisa bibliográfica, sendo a principal procedimento a análise descritiva. Destacando o letramento como uma prática pedagógica a ser realizada de modo lúdico, e enfatizado que o processo de alfabetização seja para priorizar ações que oportunizar o acesso realizado deste trabalho, e fundamental que ocorra a participação ativa nas atividades propostas com foco em situações motivadoras e estimulantes que venha favorece o desenvolvimento cognitivo e pessoal. A perspectiva na educação infantil deve assim ser concebida desde o momento em que o aluno ingressa na escola, o professor é essencial para o desenvolvimento na função psicológico superiores do alunado. Os Desafios da Educação Inclusiva sob um novo olhar. Para isso foi feito uma explanação do papel da escola, papel da família e papel do professor, praticas pedagógicas na educação infantil, projeto político pedagógico como base da pratica pedagógica e prática pedagógica mente e corpo. Observamos algumas pratica pedagógica dentre eles: Pratica pedagógica Romântica, Cognitiva e a Crítica. Pois é a partir do reconhecimento de mudanças desses três pontos é que se garante a inclusão do aluno e a formação para que a sociedade reconheça as diferenças sem discriminação e preconceito.

Palavras-chave: educação infantil. pratica pedagógica. professor. criança. Alfabetização.


ABSTRACT

The present work aims to clarify what literacy is and what are the ways for the student to acquire adequate knowledge for their growth. Contextualize the didactic sequences in order to make them more meaningful and understandable for children. The methodological approach used was bibliographic research, the main procedure being the descriptive analysis. Emphasizing literacy as a pedagogical practice to be carried out in a playful way, and emphasizing that the literacy process is to prioritize actions that provide access to this work, and it is essential that active participation occurs in the proposed activities with a focus on motivating and stimulating situations that favors cognitive and personal development. The perspective in early childhood education must therefore be conceived from the moment the student enters school, the teacher is essential for the development in the higher psychological function of the student. The Challenges of Inclusive Education under a new look. For this, an explanation was made of the role of the school, the role of the family and the role of the teacher, pedagogical practices in early childhood education, political pedagogical project as the basis of pedagogical practice and pedagogical practice mind and body. We observed some pedagogical practices among them: Romantic, Cognitive and Critical pedagogical practice. Because it is from the recognition of changes in these three points that the inclusion of the student and training is ensured so that society recognizes differences without discrimination and prejudice.

Keywords: early childhood education. pedagogical practice. teacher. kid. Literacy.


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