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OS DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO NA PRODUÇÃO DISSERTATIVA ARGUMENTATIVA E ENEM: UM OLHAR SOBRE A...


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Ano III, v.3, ed. 1, jan./ jul. 2023. DOI: 10.51473/ed.al.v3i1.596 | submissão: 17/07/2023 | aceito: 19/07/2023 | publicação: 27/07/2023

OS DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO NA PRODUÇÃO DISSERTATIVA ARGUMENTATIVA E ENEM: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE

THE CHALLENGES OF HIGH SCHOOL IN ARGUMENTATIVE DISSERTATION PRODUCTION AND ENEM: A LOOK AT TEACHING PRACTICE


Maria Irenilce do Nascimento1


RESUMO

A redação para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, tem mostrado uma referência desafiadora para professores e alunos, considerando as peculiaridades da tipologia textual exigida, - dissertativa argumentativa, cuja produção é moldada a partir das exigências presentes na Cartilha do Participante, um dos documentos ofi ciais do INEP, que orienta a referida prova. Necessário ressaltar a carência e a precariedade de laboratórios de Redação nas escolas públicas, de ações docentes que priorizem conteúdos interativos, de melhor conexão professor x aluno, dentre outros fatores tem motivado contínuas pesquisas a respeito. Sobre esta prova, no que diz respeito às exigências da escrita, é visível que estas acabam por impactar as práticas docentes em relação ao ensino da escrita, especialmente na 3ª série, momento em que as aulas de Língua Portuguesa e Redação são direcionadas à preparação desse exame. Foi possível compreender a partir da pesquisa, sobre alunos com diferentes níveis de escrita, de argumentação, como também professores com carga horária extensa que difi culta uma devolutiva individual e produtiva para os trabalhos. O presente artigo objetiva conhecer e refl etir sobre a infl uência da prova de Redação do ENEM nas práticas metodológicas dos professores de Língua Portuguesa, entender de que forma isso se materializa na rotina docente. É também intenção deste, conhecer a opinião de professores das redes públicas de Ensino Médio sobre a prova de Redação do ENEM, considerando a importância deles no processo de renovação das práticas de ensino nas escolas. Durante a pesquisa, foi possível perceber que o trabalho do docente, na vivência de produção textual, é marcado em parte, pelas orientações contidas na Cartilha do Participante, o que torna essa ação voltada para o treino de uma escrita limitada aos moldes propostos pelo ENEM. Palavras-Chave: Redação. ENEM. Texto dissertativo argumentativo. Prática docente.


ABSTRACT

The essay for the National Secondary School Examination – ENEM, has shown a challenging reference for teachers and students, considering the peculiarities of the required textual typology, - argumentative dissertation, whose production is shaped from the requirements present in the Participant’s Cartilha, one of the official documents from INEP, which guides the referred test. It is necessary to emphasize the lack and precariousness of writing laboratories in public schools, of teaching actions that prioritize interactive content, of better teacher x student connection, among other factors, has motivated continuous research in this regard. Regarding this test, with regard to the requirements of writing, it is visible that these end up impacting teaching practices in relation to the teaching of writing, especially in the 3rd grade, when Portuguese Language and Writing classes are aimed at preparing this exam. It was possible to understand from the research about students with diff erent levels of writing, argumentation, as well as teachers with an extensive workload that makes it diffi cult to provide individual and productive feedback for the work. This article aims to know and refl ect on the infl uence of the ENEM Writing test on the methodological practices of Portuguese Language teachers, to understand how this materializes in the teaching routine. It is also the intention of this, to know the opinion of teachers from public high school systems about the ENEM Writing test, considering their importance in the process of renewing teaching practices in schools. During the research, it was possible to perceive that the teacher’s work, in the experience of textual production, is partly marked by the guidelines contained in the Participant’s Handbook, which makes this action focused on training a writing limited to the molds proposed by ENEM.

Keywords: Writing. ENEM. Argumentative essay text. Teaching practice

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