top of page

Os jogos matemáticos no aprendizado de logaritmos em sala de aula



Os jogos matemáticos no aprendizado de logaritmos em sala de aula

Mathematical games in logarithm learning in the classroom


Hélio S. Azevedo


Submetido em:15/08/2022

Aprovado em: 15/08/2022

Publicado em: 17/08/2022

DOI: 10.51473/rcmos.v2i2.339


RESUMO

O presente artigo tem como objetivo fornecer um estudo descritivo e prático-teórico acerca dos jogos matemáticos no aprendizado de logaritmos em sala de aula. Pretende-se atingir a contextualização de como funciona a utilização dos jogos matemáticos na sala de aula, principalmente quando se trata do uso de logaritmos. Assim, foram pensadas formas lúdicas de incluir esse assunto na pauta de jogos e assim alterar o esquema de ensino-aprendizagem com o qual todos estavam acostumados. Para tal, foram utilizados como suporte teórico os estudos de Antunes (2001), Ferreira (2006), Grando (2000), Kami (1991), Pippa (2014), entre outros, para poder chegar a um parecer. Com o estudo, foi evidenciado que a utilização dos jogos torna o processo de aprendizagem mais fluido, dinâmico e justo, sendo de mais interesse dos alunos. Dessa forma, constatou-se que os alunos aprendem melhor com maneiras lúdicas de aprendizado.

Palavras-chave: Ensino de matemática; Jogos; Logaritmo.


ABSTRACT

This article aims to provide a descriptive and practical-theoretical study about mathematical games in the learning of logarithms in the classroom. It is intended to achieve the contextualization of how the use of mathematical games works in the classroom, especially when it comes to the use of logarithms. Thus, playful ways were thought to include this subject in the agenda of games and thus change the teaching-learning scheme with which everyone was accustomed. For this, the studies of Antunes (2001), Ferreira (2006), Grando (2000), Kami (1991), Pippa (2014), among others, were used as theoretical support, to reach an opinion. With the study, it was evidenced that the use of games makes the learning process more fluid, dynamic and fair, being of more interest to the students. Thus, it was found that students learn better with playful ways of learning.

Keywords: Mathematics teaching; Games; Logarithm.


Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page