top of page

PATRULHA DA MULHER: Análise da implantação da Guarda Municipal de Belém na prevenção e combate à violência Doméstica e Intrafamiliar.

Certificado_Revista_Cientifica_RCMOS_converted.pdf joana815
.pdf
Download PDF • 586KB
Artigo_RCMOS_Revista_Cientifica.pdf joana815
.pdf
Download PDF • 1.01MB

Ano III, v.3, ed. 2, set./ dez. 2023. DOI: 10.51473/ed.al.v3i2.815 | submissão: 29/12/2023 | aceito: 31/12/2023 | publicação: 02/01/2024


PATRULHA DA MULHER: Análise da implantação da Guarda Municipal de Belém na prevenção e combate à violência Doméstica e Intrafamiliar.


Joana D’arc Melo da Silva e Silva


Declaro que sou autora deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo, foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho. Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).


RESUMO

Este aborda sobre o processo de implantação da Patrulha da Mulher; como prevenção a violência familiar e doméstica, mostrando como se dá o procedimento operacional padrão e seu fluxo de atendimento. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, com uso da metodologia das pesquisas: bibliográfica, documental e de campo, esta última, foi realizada por meio de visitas in loco e entrevistas, junto a profissionais de uma Instituição de segurança púbica localizada no bairro do Marco em Belém. Verificamos que a Guarda Municipal de Belém, atende diariamente uma demanda espontânea e programada com vítimas de violência intrafamiliar e realiza rondas periódicas de caráter preventivo que tem a finalidade de amenizar possíveis situações de violência e criminalidade contra mulheres num trabalho em conjunto com a rede integrada que apresentam outras atividades desenvolvidas dentro da política pública de Segurança, Assistência social, Saúde, Justiça, entre outros. Concluiu-se que a política pública de Segurança na prevenção primária a violência desenvolve o fomento de ações de proteção a esta mulher a fim de ajudá-la enfrentar a violência de gênero no reconhecimento de atitudes abusivas e práticas manipuladoras cometidas por seus agressores e; como essa vitima poderá acionar a rede de proteção em situação de perigo eminente.

PALAVRAS-CHAVE: Gênero; Mulher; Violência; Prevenção; Patrulhamento.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page