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Políticas públicas para educação profissional no Brasil e seu contexto histórico



Políticas públicas para educação profissional no Brasil e seu contexto histórico

Public policies for professional education in Brazil and its historical context


Anderson Augusto do N. Oliveira

E-mail: cadedeu@hotmail.com


Submetido em: 01/03/2023

Aprovado em: 02/03/2023

Publicado em: 13/03/2023

DOI 10.51473/ed.al.v3i1.495


RESUMO

Embora conste, no artigo 9º do Decreto 2.208 que as disciplinas do currículo do ensino técnico e profissionalizante deverão ser ministradas por profissionais devidamente preparados previamente através de cursos regulares de licenciatura ou de programas especiais de formação pedagógica, a prática aponta uma ação diferente da preconizada no artigo e, o que se observa, são educadores que necessitam de uma formação mais global que os ajude a compreender e a dar conta das mudanças ocorridas na educação profissional, para que possam articular as inovações metodológicas e temáticas necessárias numa proposta abrangente e coerente. Durante a pesquisa, foi objetivado analisar o percurso das políticas públicas educacionais no âmbito profissional no Brasil. Para tanto, foi realizado um resgate histórico que tem como ponto de partida o século XX, chegando até os dias atuais. Foi adotada uma perspectiva metodológica qualitativa, na qual destaques são dados ao processo. É ressaltado ao longo do artigo os processos de complexificação dos direcionamentos da política educacional no Brasil. Movimento entrelaçado ao aparecimento de novas dinâmicas, tais como globalização da economia, bem como as novas formas assumidas pelos Estados Nacionais.

Palavras-chave: Ensino técnico. Educação profissional. Preparação profissional. Globalização.


ABSTRACT

Although it establishes in art. 9 of Decree 2.208 that the subjects of the technical and professional education curriculum must be taught by professionals properly prepared in advance through regular undergraduate courses or special pedagogical training programs, the practice points to an action different from that recommended in the article and , as observed, are educators who need a more global training that helps them to understand and account for the changes that have taken place in professional training, so that they can articulate the necessary methodological and thematic innovations in a comprehensive and coherent proposal. During the research, the objective was to analyze the trajectory of educational public policies in the professional sphere in Brazil. For that, a historical recovery was carried out, which has as its starting point the 20th century, reaching the present day. A qualitative methodological perspective was adopted, in which the process is highlighted. Throughout the article, the processes of complexification of the directions of educational policy in Brazil are highlighted. Movement that is confused with the emergence of new dynamics, such as the globalization of the economy, as well as with the new forms taken by National States.

Keywords: Technical education. Professional education. Professional preparation. Globalization.


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