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PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR EM TURMAS DO PARFOR/UEA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO DE OLIVENÇA...


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Ano III, v.3, ed. 1, jan./ jul. 2023. DOI: 10.51473/ed.al.v3i1.583 | submissão: 13/07/2023 | aceito: 14/07/2023 | publicação: 25/07/2023


PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR EM TURMAS DO PARFOR/UEA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO DE OLIVENÇA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

TEACHING PRACTICE IN HIGHER EDUCATION IN PARFOR/UEA CLASSES IN THE MUNICIPALITY OF SÃO PAULO DE OLIVENÇA: AN EDUCATION EXPERIENCE REPORT FOR ETHNIC-RACIAL RELATIONS


1 Eliuvomar Cruz da Silva

2 Laury Vander Leandro de Souza

3 Vilania Sampaio da Silva dos Santos

4 Jocilene Alves Sousa

5 José Cruz Queiroz do Nascimento

6 Adry Gabrielle Duarte de Almeida


RESUMO

O presente artigo vem trazer um relato sobre a prática docente no Ensino Superior do Programa PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica no município de São Paulo de Olivença no Estado do Amazonas. No estudo apresentamos um breve histórico do Programa de Formação e também da realidade educacional do Estado do Amazonas, enfocando também a implantação do Programa e a permanência dos professores nestes cursos de Formação. Pode-se observar a questões étnicos-raciais precisam ser debatidas, discutidas e analisadas pelos professores que participam dos cursos de formação do PARFOR, pois possibilitam a refl exão em torno das posturas adotadas no contexto social, como também no escolar. As práticas pedagógicas devem priorizar a elaboração de estratégias didáticas de combate às discriminações, em especial, a discriminação racial no ambiente escolar dos (as) professores/as.

Palavras-chave: Prática docente. Formação de Professores. Relação Étnico Raciais.

RESUMEN

Este artículo trae un informe sobre la práctica docente en la Educación Superior del Programa PARFOR - Plan Nacional de Formación de Profesores de Educación Básica en el municipio de São Paulo de Olivença en el Estado de Amazonas. En el estudio presentamos una breve historia del Programa de Formación y también la realidad educativa del Estado de Amazonas, centrándose también en la implementación del Programa y la permanencia de los docentes en estos cursos de Formación. Se puede apreciar que las cuestiones étnico-raciales necesitan ser debatidas, discutidas y analizadas por los docentes que participan en los cursos de formación del PARFOR, ya que permiten reflexionar sobre las posiciones adoptadas en el contexto social, así como en el contexto escolar. Las prácticas pedagógicas deben priorizar el desarrollo de estrategias didácticas para combatir la discriminación, en particular, la discriminación racial en el ámbito escolar de los docentes. Palabras clave: Práctica docente. Formación de profesores. Relaciones raciales étnicas.


SUMMARY

This article brings a report on the teaching practice in Higher Education of the PARFOR Program - National. Plan for the Training of Basic Education Teachers in the municipality of São Paulo de Olivença in the State of Amazonas. In the study we present a brief history of the Training Program and also the educational reality of the State of Amazonas, also focusing on the implementation of the Program and the permanence of teachers in these Training courses. It can be seen that ethnic-racial issues need to be debated, discussed and analyzed by teachers who participate in PARFOR training courses, as they allow refl ection on the positions adopted in the social context, as well as in the school context. Pedagogical practices should prioritize the development of didactic strategies to combat discrimination, in particular, racial discrimination in the school environment of teachers.

Keywords: Teaching practice. Teacher training. Racial Ethnic Relations

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