top of page

PRÁTICAS E DESAFIOS: JOGOS DIGITAIS DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

PRÁTICAS E DESAFIOS: JOGOS DIGITAIS DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS



A realidade contemporânea é marcada pela busca constante de aprimoramentos no que diz respeito ao contexto educacional, tendo em vista a necessidade de tornar o processo de ensino e aprendizagem o mais significativo possível para os educandos e, as novas tecnologias têm se mostrado grande aliada dos professores e alunos.  (GUERRA; GOMES; RIBEIRO, 2020, p. 37). 

Nas escolas do município de Santo André, além da educação infantil e fundamental, já existem turmas de EJA  (Educação de Jovens e Adultos) em algumas EMEIEFS (Escolas Municipais de Educação e Ensino Fundamental) e nos CPMFP       (Centros Públicos de Formação Profissional), que é a modalidade de ensino integradora da educação básica, prevista na Lei de Diretrizes e Bases Educacionais,  que, no seu artigo 37, afirmou  que tem o propósito de oportunizar ao público que não completou os estudos do ensino fundamental e médio na idade apropriada, possa dar prosseguimento nos seus estudos.  (BRASIL, 1996). 

Assim demonstrou-se que o público em questão, aluno da EJA, é diferente do comumente frequentador no processo de escolarização tradicional no Brasil – contexto dessa pesquisa, onde ocorre a seriação do ensino a partir das faixas etárias e dos níveis de formação no caso, educação infantil, ensino fundamental e médio. Diniz e Melo, em 2018, em trabalho apresentado no V CONEDU (Congresso Nacional de Educação) demonstraram que a educação de jovens e adultos necessita de uma didática e modalidade diferenciada na modalidade regular, pois trabalha com alunos que já têm experiência de vida e necessitam de atrativos para se sentirem motivados no prosseguimento dos estudos. (DINIZ & MELO, 2018, p.1). 

Esta pesquisa foi realizada a partir da abordagem de natureza qualitativa, empregando para a investigação o estudo de caso e utilizou, para a coleta de dados, entrevistas semiestruturadas nas instituições pesquisadas. A referida investigação foi realizada nas escolas do município de Santo André (SP) de forma presencial e, em alguns casos, realizada de forma on-line pelo aplicativo Meet com professores, assistentes pedagógicos e coordenadores de serviços educacionais que trabalham na modalidade da Educação dos Jovens e Adultos. 

Devido ao contexto e dificuldades impostos pela Crise da COVID-19, no ano de 2020, a Prefeitura de Santo André em parceria com a Microsoft implantou a utilização da Plataforma Teams for Education, sem custos para o município, viabilizando o ensino remoto, com objetivo de atender as necessidades existentes na educação. Esta plataforma possibilita, por exemplo, a criação de salas virtuais reunindo os alunos de forma simultânea, em reuniões com até 300 pessoas entre outras funções (SANTO ANDRÉ, 2021). Ainda no mesmo ano, 2021, a Prefeitura de Santo André, distribuiu cerca de 8.500 Tablets para alunos e professores do 4º e 5º ano do ensino fundamental, docentes das creches municipais, instrutores, alunos e docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com vistas a fortalecer as atividades a serem realizadas em casa (SANTO ANDRÉ, 2021). 

Diante da realidade apresentada acima, no que se refere a utilização dos recursos tecnológicos adotadas pela Rede Municipal de Escolas da Cidade de Santo André, surgiram algumas inquietações no que se refere ao processo de alfabetização tendo como base os jogos digitais de aprendizagem.

Nesse sentido, foi elaborada a seguinte pergunta de pesquisa: Quais as vantagens e benefícios os jogos digitais de alfabetização podem oferecer aos alunos da educação de jovens e adultos em escolas do município de Santo André (SP) de forma a atender as suas necessidades pedagógicas no período de março a junho de 2021?

Diante da questão-problema, apresentada acima, foi possível identificar outros questionamentos: Os jogos digitais de alfabetização utilizados nas escolas municipais de Santo André, na modalidade da educação de jovens e adultos, são considerados pelos docentes como suficientes para o desenvolvimento do trabalho pedagógico? Até que ponto existem jogos digitais de alfabetização desenvolvidos especificamente para a modalidade de Jovens e Adultos? Como são utilizados os jogos digitais de alfabetização pelos professores da EJA em escolas da rede municipal de educação em Santo André? Quais características de jogos digitais de alfabetização podem ser utilizadas nas propostas para os alunos da Educação de Jovens e Adultos?


Autor: Evandro Carlos Silva Magalhães


FOI ACEITO PELA RCMOS – REVISTA CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINAR O

SABER, ISSN. 2675-9128, PARA PUBLICAÇÃO, ano III, v.3, ed. 1, jan./ jul.

2023. DOI: 10.51473/ed.al.v3i1.543 (PORTUGUÊS). VERSÕES EM:

ESPANHOL e INGLÊS.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page