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TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO: Promoção de uma Cultura de Inclusão nas Escolas Públicas Brasilei


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Ano III, v.3, ed. 1, jan./ jul. 2023. DOI: 10.51473/ed.al.v3i1.580| submissão: 14/08/2023 | aceito: 16/08/2023 |publicação: 28/08/2023


TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO: Promoção de uma Cultura de Inclusão nas Escolas Públicas Brasileiras


Markelen Dutra


RESUMO

Este artigo tem como proposição uma análise contemporânea acerca da Tecnologia Assistiva na Educação e a sua relação direta com a promoção de uma cultura de inclusão no contexto escolar. Os caminhos metodológicos percorridos foram os da análise de revisão bibliográfi ca; análise do fato social contemporâneo e também, com entrevistas com especialistas que atuam em projetos de inovação e tecnologia assistiva. Buscou-se trazer à baila uma contextualização do fato social relativo ao contexto escolar brasileiro sobre o uso e aplicação de Tecnologia Assistiva no Atendimento Educacional Especializado (AEE) em escolas públicas brasileiras, bem como analisar dados e informações do Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística (IBGE) que através do censo analisa o contexto social das pessoas com defi ciência altas habilidades/superdotação e singularidades. Nesse afã, o artigo discorre através de análises acadêmicas de modo a tentar compreender alguns paradoxos que se instalam na convergência de informações. Através da uma perspectiva acadêmica, as investigações foram dos conceitos mais elementares acerca da Tecnologia Assistiva, bem como trouxe à baila questões de ordem social, pedagógica e também apresenta a tecnologia denominada Colibri, que se apresenta como uma alternativa para romper com obstáculos existentes para uma inclusão digital e social de pessoas com defi ciência no Brasil.

Palavras-chave: tecnologia assistiva, inclusão escolar, educação especial, inclusão social.


ABSTRACT

This article proposes a contemporary analysis of Assistive Technology in Education and its direct relationship with the promotion of a culture of inclusion in schools. The methodological paths followed were those of the bibliographic review analysis; analysis of the contemporary social fact and also, with interviews with experts who work in innovation projects and assistive technology. We sought to bring up a contextualization of the social fact related to the Brazilian school context about the use and application of Assistive Technology in Specialized Educational Assistance (AEE) in Brazilian public schools, as well as to analyze data and information from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) which, through the census, analyzes the social context of people with disabilities, high abilities/giftedness and singularities. In this eagerness, the article discusses through academic analyzes in order to try to understand some paradoxes that are installed in the convergence of information. Through an academic perspective, the investigations were of the most elementary concepts about Assistive Technology, as well as brought up social and pedagogical issues and also presents the technology called Colibri, which presents itself as an alternative to break with existing obstacles to a digital and social inclusion of people with disabilities in Brazil.

Keywords: assistive technology, school inclusion, special education, social inclusion.

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