Tecnologia e responsabilidade socioambiental são os principais desafios das cadeias de suprimentos
Technology and socio-environmental responsibility are the main challenges of supply chains
Cristina Laranjeira
Geisse Martins
Submetido em: 02/04/2023
Aprovado em: 03/04/2023
Publicado em: 08/04/2023
DOI: 10.51473/ed.al.v3i1.504
Resumo
As cadeias de suprimentos desempenharam papel fundamental durante o período crítico da pandemia da Covid-19, garantiram a entrega de insumos para a fabricação das vacinas e de testes em tempo reduzidos. No entanto, registrou-se aumento das reclamações pela morosidade ou não entrega das mercadorias adquiridas via internet. Atrasos nas entregas dos produtos e serviços, nos pontos físicos, ou nos canais digitais, podem comprometer a imagem da empresa. Para reduzir os atrasos e viabilizar os processos, várias empresas de logística recorreram a tecnologia (inteligência artificial, ciência de dados, entre outras) para solucionar problemas recorrentes, principalmente envolvendo fornecedores com atrasos na entrega de matérias-primas. Até 2025, os novos aplicativos de gerenciamento da cadeia de suprimentos devem ser desenvolvidos baseados em tecnologia de ponta, objetivando reduzir as interrupções que ocasionam morosidade nos fluxos operacionais. Não basta declarar a adesão aos princípios de ESG (Governança, Ambiental e Social), é importante colocar em prática, ações que sejam percebidas pelos consumidores. Além disso, é fundamental que os fornecedores e demais parceiros de negócios estejam alinhados aos mesmos princípios éticos. Fabricar produtos que não resulte em descarte de resíduos industriais na natureza, bem como extrair o mínimo possível de novas matérias-primas, é estar de fato comprometido com as boas práticas socioambientais previstas nos princípios ESG. A logística reversa possibilita a reutilização de resíduos como matéria-prima nos processos produtivos, reduzindo de forma sustentável o descarte de materiais sólidos em aterros, a emissão de carbono e a extração de novos recursos naturais. A presente pesquisa deste paper utilizou a metodologia de revisão bibliográfica com abordagem qualitativa.
Palavras-chave: Tecnologia. Logística reversa. ESG. Clients.
Abstract
Supply chains played a key role during the critical period of the pandemic and ensured the delivery of inputs for the manufacture of vaccines and tests in reduced time. However, there was an increase in complaints about delays or non-delivery of goods purchased by internet. Delays in the delivery of products and services, at physical points or in digital channels can compromise the company’s image. To reduce delays and make processes viable, several logistics companies have adopted technology (artificial intelligence, data science, among others) to solve recurring problems, mainly involving suppliers and delays in the delivery of raw materials. By 2025, new supply chain management applications will be developed based on state-of-the-art technology, aiming to reduce interruptions that cause delays in operational flows. It is not enough to declare adherence to ESG principles, it is important to implement actions that are perceived by consumers, in addition, it is essential that suppliers and other business partners are aligned with the same ethical principles. To manufacture products that do not result in the disposal of industrial waste in nature, as well as extracting as little new raw materials as possible, is to be in fact committed to the good socio-environmental practices provided for in the ESG principles. Reverse logistics makes it possible to reuse waste as raw material in production processes, sustainably reducing the disposal of solid materials in landfills, carbon emissions and the extraction of new natural resources. The present research of this paper used as methodology a bibliographic review with a qualitative approach.
Keywords: Technology. Reverse logistic. ESG. Customers.