top of page

Transtorno do Espectro Autista: qualificação técnica para o mercado de trabalho


certificado_617_laudia
.pdf
Download PDF • 975KB
617_laudia_rcmos
.pdf
Download PDF • 266KB

Ano III, v.3, ed. 1, jan./ jul. 2023. DOI: 10.51473/ed.al.v3i1.617 | submissão: 28/07/2023 | aceito: 30/07/2023 | publicação: 06/08/2023


Transtorno do Espectro Autista: qualificação técnica para o mercado de trabalho

Autistic Spectrum Disorder: technical qualification for the job market


Láudia da Silva Oliveira Góes

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8685-5880


RESUMO

O trabalho tem como objetivo evidenciar as difi culdades para que ocorra uma educação inclusiva para indivíduos autistas na qualifi cação para o mercado de trabalho, assim conceitua o papel da educação inclusiva, compreendendo o autismo e dialogando com a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho, com qualifi cação adequada, sendo assim, compreende-se que a escola por ter uma função social é um dos primeiros espaços depois do contexto familiar de apoio para seu desenvolvimento. A inserção no mercado de trabalho da pessoa com autismo exige acesso com qualidade a educação inclusiva direcionadas especifi camente a educação profi ssional. Para realização do estudo optou-se por pesquisa bibliográfica, através de artigos, dissertações, teses, dentre outros aportes teóricos que serviram de base para o desenvolvimento do trabalho.

Palavras-chave: Autismo. Inclusão. Mercado de trabalho.


ABSTRACT

The work aims to highlight the difficulties for inclusive education to occur for autistic individuals in qualifying for the labor market, thus conceptualizing the role of inclusive education, understanding autism and dialoguing with the inclusion of these people in the labor market, with qualification adequate, therefore, it is understood that the school, for having a social function, is one of the fi rst spaces after the family context of support for its development. Inserting a person with autism into the job market requires quality access to inclusive education specifi cally aimed at professional education. To carry out the study, bibliographical research was chosen, through articles, dissertations, theses, among other theoretical contributions that served as a basis for the development of the work.

Keywords: Autism. Inclusion. Labor market.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page