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Uso da linguagem literária em aulas de História



Uso da linguagem literária em aulas de História

Use of literary language in History classes

Clara Madalena Xavier BARROS

João PACHECO


Submetido em: 02/03/2023

Aprovado em: 03/03/2023

Publicado em: 15/03/2023

DOI 10.51473/ed.al.v3i1.496


Resumo

O presente artigo tem como objetivo levar a uma reflexão sobre o uso de literatura /poema como fonte histórica e sua utilização em sala de aula, uma vez que o poema reflete sobre o momento vivenciado pelo homem. Em primeiro momento abordou-se os caminhos traçados pela história cultural, tendo como base os teóricos: Sandra Pesavento, Robert Carlos Santos, Peter Burke, Roger Chartier. Analisou-se também a literatura como fonte histórica e a possibilidade da junção do ensino de História com a linguagem literária, dando relevância aos saltos e sobressaltos neste diálogo, as divergências e convergências na utilização de obras literárias na aula de história e a discussão acerca da limitação entre ambas, já que a História e a Literatura têm o mesmo objeto de estudo que é o homem como agente da História. Procurou-se mostrar os fatos históricos contidos nos poemas do professor Carlos Alberto de Assis Cavalcanti e sua utilização em sala, com o auxílio dos pensadores da história cultural. A utilização desses procedimentos proporcionou o entendimento e reflexão acerca da compreensão da temática escolhida, assim como fornecimento de informações para possíveis discussões sobre o assunto. A metodologia utilizada contemplou a pesquisa bibliográfica, analisando poemas do autor pesquisado, sobre a história e sua junção com a literatura nas ações pedagógicas. Priorizando a pesquisa de natureza teórica, foram selecionados e consultados livros, artigos, poemas, textos e trabalhos acadêmicos, com o objetivo de proporcionar o embasamento teórico necessário para a concretização deste trabalho científico. A partir desse pressuposto, este ensaio, traça um esboço teórico sobre o uso de literatura como uma linguagem diversa no ensino de História, demonstrando que há narrativa histórica em contos literários, sendo possível a utilização de escritos literários como fontes históricas.

Palavras-Chave: Literatura/poema. Ensino de história. Obras literárias.


Abstract

This article aims to lead to a reflection on the use of literature / poem as a historical source and its use in the classroom, since the poem reflects on the moment experienced by man. First time tracings paths approached by cultural history, based on the theoretical: Sandra Pesavento, Robert Carlos Santos, Peter Burke, Roger Chartier. also considered whether to literature as a historical source and the possibility of joint history teaching with the literary language, giving relevance to the jumps and jolts this dialogue, the differences and the use of literary works in history class and discussion of limitation between them, since history and literature have the same object of study that is man as agent of History. The methodology used included the literature, analyzing the author’s poems researched on the history and its junction with the literature in the pedagogical actions. Prioritizing research theoretical, they were selected and consulted books, articles, poems, texts and scholarly works, in order to provide the theoretical foundation necessary for the realization of this scientific work. Finally, we try to show the historical facts contained in teacher poems Carlos Alberto de Assis Cavalcanti and their use in the classroom, with the help of thinkers of cultural history. The use of these procedures has provided understanding and reflection on the understanding of the chosen theme, as well as providing information for possible discussions on the subject. From this assumption, this paper outlines a theoretical outline on the use of literature as a different language in the teaching of history, demonstrating that there is historical narrative in literary tales, with the possible use of literary writings as historical sources.

Keywords: Literature / poem. History teaching. Literary works.


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