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VISUALIDADES E PAIXÕES: UM ESTUDO SOBRE O TEXTO-IMAGEM NA CONSTRUÇÃO DAS EMOÇÕES ATRAVÉS DO DISCURSO


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VISUALIDADES E PAIXÕES: UM ESTUDO SOBRE O TEXTO-IMAGEM NA CONSTRUÇÃO DAS EMOÇÕES ATRAVÉS DO DISCURSO PUBLICITÁRIO


Ano III, v.3, ed. 2, set./ dez. 2023. DOI: 10.51473/ed.al.v3i2.728 | submissão: 22/09/2023 | aceito: 23/09/2023 | publicação: 30/09/2023


DJALMA RAMALHO GONÇALVES


Resumo

O projeto investiga as relações entre linguagem visual não-verbal e emoções em publicidades das empresas Petrobras e Vale, ambas implicadas em crimes ambientais recentes. Utiliza-se a estratégia de deslocar o texto original para um novo contexto visual em peças publicitárias fictícias. O objetivo é entender como a imagem influencia tanto o discurso quanto as emoções evocadas. Através da comparação entre as peças originais e as fictícias, o estudo busca decifrar o papel crucial da imagem na manipulação emocional através da publicidade.

Palavras-chave: Linguística visual não-verbal, Texto e Emoções, Campanha Publicitária, Ontologia da Linguagem.


Abstract

The project explores the relationships between non-verbal visual language and emotions in advertisements from companies Petrobras and Vale, both implicated in recent environmental crimes. A strategy of displacing the original text into a new visual context in fictitious advertisements is employed. The aim is to understand how imagery influences both the discourse and the emotions evoked. Through a comparison between the original and fictitious pieces, the study seeks to decipher the crucial role of image in emotional manipulation through advertising.

Keywords: Non-Verbal Visual Linguistics, Text and Emotions, Advertising Campaign, Ontology of Language.


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