Ano III, v.3, ed. 2, set./ dez. 2023. DOI: 10.51473/ed.al.v3i2.785 | submissão: 15/11/2023 | aceito: 18/11/2023 | publicação: 21/11/2023
Vivência Acadêmica e a Integração de Estudantes em Programas de Iniciação Científica nos Cursos de Graduação no Brasil
Bárbara Aline Ferreira Assunção
Resumo
Este estudo aborda a relevância da pesquisa científica nas instituições de Ensino Superior, públicas e privadas. A justificativa para este estudo reside na importância da iniciação científica, promovendo senso crítico, prático e estimulando o interesse pela pesquisa, impulsionando a publicação de artigos científicos e desenvolvendo habilidades pessoais e profissionais. Como metodologia se utilizou pesquisa bibliográfica.
Palavras-chave: Pesquisa Científica, Ensino Superior, Metodologia da Pesquisa Científica, Iniciação Científica.
Abstract
The relevance of scientific research is evident in Higher Education institutions, both public and private. The justification for this study lies in the importance of scientific initiation for the triad composed of institution, teacher, and student, providing opportunities for knowledge sharing. Its relevance reflects in promoting critical and practical thinking, stimulating interest in research, and boosting creativity and personal and professional capabilities through scientific article publication. Bibliographic research was employed.
Keywords: Scientific Research, Higher Education, Scientific Research Methodology, Scientific Initiation.
Comments